O Espaço Boas Práticas atraiu um público muito significativo durante o 44° CBPP. No total, foram realizados 32 casos práticos das associadas em formato presencial, com exposições no estande institucional da Abrapp, e três em formato online, somando uma ampla programação com 35 apresentações. O maior evento mundial do setor teve início na última quarta-feira (18), em formato híbrido, e seguiu com programação até esta sexta-feira (20).
Confira abaixo a lista de todas as apresentações presenciais:
Primeiro dia – 18/10/2023
“O desafio da atualização cadastral dos participantes”, apresentado por Pedro Henrique Quirino, Coordenador de Cadastro da Forluz.
“Previdência no shopping: Projeto Libertas 45 Anos”, explanado por Ludmila Benevides, Coordenadora de Comunicação e Eventos da Libertas.
“Modelo para apuração de impactos na Reserva Matemática do Plano BD da Previ decorrentes de eventuais ganhos judiciais de seus participantes”, explicado por Cintia Rocha Nascimento, Analista II na Gerência de Administração do Passivo Atuarial da Previ.
“OKRs em ação: Potencializando o desempenho da SCPrev por meio da gestão estratégica”, ministrado por Eduardo Cardoso Silva, Membro do Conselho Deliberativo da SCPrev.
“Automatização do monitoramento PLD e da avaliação de terceiros – experiência Vivest”, realizado por Fernanda Ribeiro Dias, Coordenadora Riscos e Compliance da Vivest.
“Previ Família”, apresentado por Adriana Norival Ferreira e Felipe Couzzi Velasco, Analista II e Analista I na Gerência de Atendimento e Relacionamento com o Associado da Previ.
“Gente e gestão: Uma jornada contínua de desenvolvimento”, explanado por Giane Araújo Fortes, Gerente de Gente e Gestão da Forluz.
“Uma nova metodologia de definição da Taxa Atuarial”, explicado por Rodrigo Uchôa, Gerente Executivo de Previdência e Atuária da Fapes.
“Questionário de análise de perfil previdenciário”, ministrado por Alessandra Gonçalves Pereira, Analista I da Previ.
“A gestão dos processos de pagamentos com ética, integridade, transparência e fortalecimento da Governança Corporativa”, realizado por Brícia Ferraz Zinato, Coordenadora Financeira da Funcef.
“ALM na prática – Estratégia de Imunização LDI e Metodologia de Caixa Mínimo”, apresentado por Gabriel Barros Tavares Peixoto, Analista II na Gerência de Inteligência de Mercado da Previ.
“Humanização na previdência digital: Transformando vidas e fortalecendo vínculos”, explanado por Thiago Nieweglowski, Diretor-Presidente do Mais Futuro.
“Pesquisa de Riscos do Sistema de Previdência Complementar Fechado 2023”, ministrado pelo convidado Carlos Alberto Barros, e Ana Claudia Alves Nolte, Membro da Comissão Técnica Leste-Sudeste de Governança e Riscos da Abrapp.
Segundo dia – 19/01/2023
“Atuação da Previ nas Assembleias Gerais de empresas participadas”, explicado por Kátia Luzia Antunes Bittencourt, Consultor Jurídico Adjunto na Gerência Jurídica da Previ, e Vitor Vallim Tupper, Gerente de Núcleo.
“Inovar gera resultados. Cuidar impulsiona talentos inovadores”, realizado por Elidiane de Farias Gomes, Gerente de Talentos e Administração da Viva Previdência e Membro do Comitê de Gestão de Pessoas Abrapp.
“Uso de tecnologia Low-Code para impulsionar a jornada digital”, apresentado por Rafael Duarte Touza, Analista II na Gerência de Tecnologia de Informação da Previ.
“Maximizando a sustentabilidade de Planos Instituídos de Previdência Complementar: O poder do sistema de CRM na geração de negócios com participantes”, explanado por Leandro Furini, CTO do Mais Futuro.
“Como estruturar uma atividade de riscos de investimentos”, explicado por Thales Magno Dala Vedova de Melo, Controles Internos e Riscos da Libertas.
“Jornada para a maturidade dos controles de segurança cibernética: Estratégia e progresso na Previ”, ministrado por Danilo da Silva, Analista II na Gerência de Tecnologia de Informação da Previ.
“Pauta mínima”, realizado por Elisangela Chaves, Membro da Comissão Técnica Sudoeste de Governança e Riscos da Abrapp, e Felipe Vieira, Coordenador Suplente.
“Família Inovar”, apresentado por Cleber Diniz Nicolav, Diretor Superintendente da Inovar Previdência.
“Assessoria Previdenciária”, explanado por Gabriel de Ramos Araújo, Analista II na Gerência de Atendimento e Relacionamento com o Associado da Previ.
“Como maximizar a eficiência de toda a fundação por meio da harmonização de planos”, explicado por Raphael Prado, Gerente Atuarial da Funepp.
“Análise de desempenho dos planos por pares de mercado – peer groups”, ministrado por Luciana Lima Rotstein, Analista II na Gerência de Mercado de Capitais da Previ.
“Reduzindo custos administrativos sem perder eficiência”, realizado por Juliana Koehler, Diretora Superintendente do Infraprev, e Daniela Melo, Diretora de Administração e Finanças.
“Gestão de investimentos baseada nas características de cada plano de benefícios – Liability-Driven Investment (LDI) e Performance Seeking Investment (PSI)”, apresentado por Luciana Lima Rotstein, Analista II na Gerência de Mercado de Capitais da Previ.
“IAP-FlowPro – Integração Tecnológica do ecossistema na Administração de Fundos de Pensão”, explanado por Moisés Muniz, Coordenador de Tecnologia e Clientes da IFM, e Roberto Chateaubriand Filho, Diretor Superintende e AETQ.
“Gestão de risco sistêmico”, explicado por Gabriel Pires, Analista de Risco da Petros.
Terceiro dia – 20/10/2023
“Otimização de portfólio por diversificação de fatores de risco subsidiada por alocação de referência de mercado – Neutral”, ministrado por Luciana Lima Rotstein, Analista II na Gerência de Mercado de Capitais da Previ.
“Modelo sistemático da Carteira Própria de Ações”, realizado por Eduardo Marques Roche, Gerente de Investimentos Mobiliários do Infraprev.
“Os canais digitais no fortalecimento da educação previdenciária e relacionamento com os associados”, explanado por Fernando Braz Garcia e Marcele Fernandes de Oliveira Almeida, Gerentes de Núcleo no Gabinete de Governança, Estratégia e Sustentabilidade da Previ.
“O Fórum de Ouvidorias das EFPCs, a diretriz de transparência e o compartilhamento da informação”, explicado por Patrícia Motta Fagundes, Ouvidora da Funcef.
Em formato online, foram realizadas as seguintes apresentações:
“Boas práticas de governança: a jornada da governança do processo decisório da Fundação Petrobras de Seguridade Social”, ministrado por Fellipe Müller Barboza Correia, Gerente Executivo de Estratégia e Governance Officer da Petros.
“Pra Cultivar”, vídeo institucional apresentado pela Syngenta Previ.
“Na Bagagem”, vídeo institucional realizado pela Syngenta Previ.
O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Asset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.