A Petros se tornou signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês). Trata-se de uma iniciativa de grandes investidores em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) em prol do desenvolvimento sustentável e da incorporação de aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) na tomada de decisão de investimentos.
O processo de adesão ao código foi iniciado em outubro de 2023, quando foi assinada uma declaração de comprometimento de seguir os princípios do PRI pelo Diretor-Presidente, Henrique Jäger, e pelo Diretor de Investimentos, Paulo Werneck. Na sequência, foram enviados dados para a instituição responsável pelo PRI, que aprovou a adesão ao código.
“A adesão ao PRI reitera o nosso compromisso com o desenvolvimento responsável e sustentável, em busca dos melhores retornos dos investimentos no longo prazo”, diz comunicado da entidade.
Ao aderir voluntariamente à iniciativa, a fundação se comprometeu em colocar em prática os seis princípios para o investimento responsável, que são os seguintes: incorporar os temas ASG às análises de investimentos e aos processos de tomada de decisão; ser proativa e incorporar os temas ASG às políticas e práticas de propriedade de ativos; buscar sempre fazer com que as entidades nas quais a Petros investe divulguem suas ações relacionadas aos temas ASG; promover a aceitação e a implementação do PRI dentro do setor de investimentos; trabalhar para ampliar a eficácia na implementação dos princípios; e divulgar relatórios sobre atividades e progresso da implementação do PRI.
O PRI conta atualmente com mais de 5 mil signatários em cerca de 100 países. As instituições signatárias precisam responder, a cada ano, um questionário detalhado sobre como os critérios ASG estão incorporados à gestão de seus investimentos.
Além do PRI, a Petros também segue o Código Brasileiro de Governança Corporativa do IBGC e os princípios do Código de Stewardship da Amec, além de possuir o selo do Código de Autorregulação em Governança Corporativa da Abrapp.