Nova Diretoria Executiva da Libertas toma posse – A nova Diretoria Executiva da fundação, designada pela primeira vez via processo seletivo, tomou posse no último dia 8 de janeiro, para mandato que irá até 2028. Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata assumiu o cargo de Diretor-Presidente; Claudia Cristina Cardoso de Lima foi empossada como Diretora de Seguridade Social; e Sergio Maia Reis como Diretor de Investimentos e Controladoria.
Em seu pronunciamento de posse, o novo Diretor-Presidente agradeceu sua escolha dentro do processo seletivo e destacou o peso da governança na entidade. Ele também ressaltou a importância de uma gestão compartilhada com os órgãos estatutários, além de outros aspectos que pretende reforçar em sua gestão, como o aprimoramento do ato regular de gestão e o controle de gastos orçamentários.
“Temos uma missão muito bonita, que é cuidar de mais 20 mil pessoas. Para isso, precisamos oferecer tranquilidade ao participante e ao beneficiário, para que eles se sintam seguros com a Libertas. Como fazemos isso? Gerando competitividade, sendo tempestivos em nossas ações e propondo cada vez mais ações preventivas em todas as áreas da fundação”, finalizou.
Funcef busca diversificação da carteira com investimentos no exterior – Em 2023, a fundação fez um importante movimento para ampliar a diversificação da carteira de investimentos dos planos de benefícios, realizando os primeiros aportes em fundos no exterior, no valor total de R$ 1,2 bilhão. Até então, 100% dos ativos no portfólio da entidade estavam no Brasil, o que fazia com que o retorno da carteira dependesse integralmente do desempenho da economia brasileira.
A Diretora de Investimentos e Participação, Alenir Romanello, explica que o grande benefício da estratégia é tornar o portfólio da Funcef mais balanceado para alcançar a melhor rentabilidade possível, sem elevar o nível de risco assumido. “Isso acontece porque a diversificação internacional permitirá capturar ganhos de outras economias mundiais e, ainda, se proteger de uma eventual desvalorização do real”, afirmou em comunicado.
Diretores da Funpresp-Exe revelam planos para 2024 – O Diretor-Presidente da fundação, Cícero Dias, e a Diretora de Seguridade, Regina Dias, falaram sobre os planos e desafios da entidade para o ano de 2024. Dentre eles, está ultrapassar a marca de R$ 10 bilhões em patrimônio administrado ainda no primeiro semestre, passar a conceder empréstimos para servidores do Legislativo Federal e Banco Central, e crescer em número de adesões, com entrada potencial de em torno de 10 mil novos servidores ao plano.
Cícero destacou ainda o desafio em tornar a Funpresp-Exe mais próxima do participante em 2024. “A gente está na iminência da migração para um sistema mais moderno. Então, o primeiro ponto é transformar a entidade em uma previdência digital de baixo custo. Com esse novo sistema, o participante poderá emitir um extrato mais moderno, com informações mais simples sobre o saldo da sua reserva e sua rentabilidade. E, claro, em continuidade aos projetos que vínhamos desenvolvendo, a gente quer, primordialmente, fortalecer o relacionamento com o participante”, disse.