Em entrevista exclusiva ao Blog Abrapp em Foco, o Presidente da Previ, João Fukunaga comenta os principais pilares e ações do programa ASGI (ambiental, social, governança e integridade) desenvolvidas nos últimos anos e as recentes novidades nesta área. A Previ se tornou uma referência em termos de aplicação dos critérios ASG entre os investidores institucionais e acabou inovando ao incluir o “I” de integridade em seu programa.
O dirigente da maior fundação de previdência complementar brasileira explica as principais ações da entidade neste campo, como por exemplo, o lançamento do selo e da marca ASGI no final do ano passado. “O lançamento do selo ASGI é um marco do compromisso da Previ com associados, com o mercado e com a sociedade como um todo”, diz Fukunaga em trecho da entrevista. Confira na íntegra a seguir:
Blog Abrapp em Foco: Explique os fundamentos e ações do programa ASGI da Previ? Quais os objetivos?
João Fukunaga: O programa, que conta com objetivos e metas definidas, possui 12 pilares. Ao organizar as diversas frentes de atuação, a Previ aumenta o olhar estratégico sobre o tema e amplia a integração de suas ações. Algumas dessas frentes de atuação são: transparência; apoio da alta gestão; governança integrada; normas claras; objetivos, metas e indicadores de monitoramento; capacitação e conscientização; participação em iniciativas ASGI; práticas de Investimento Responsável; relação com fornecedores; gerenciamento do risco ASGI e consumo consciente.
Blog: Comente o lançamento da nova marca ASGI?
João Fukunaga: A nova marca ASGI é um selo que sinaliza aspectos ambientais, sociais, de governança e de integridade em matérias e demais publicações nos canais de comunicação da Previ. O objetivo é reforçar e materializar o compromisso da entidade com as questões ASGI. O lançamento do selo ASGI é um marco do compromisso da Previ com associados, com o mercado e com a sociedade como um todo. Possibilita que esses stakeholders identifiquem facilmente esses temas nas divulgações da Previ.
Blog: Poderia resgatar as principais ações da Previ no campo do ASGI? Favor explicar a questão do “I” de integridade.
João Fukunaga: A inclusão do “I” de Integridade nos aspectos ASG tem como objetivo evidenciar maior transparência e efetividade dos programas de integridade das empresas. Consideramos que esse era um aspecto importante, que precisava ser destacado do G de governança.
Algumas das ações da Previ no campo da ASGI são investimento na formação e no desenvolvimento do tema para o corpo funcional, com criação de treinamentos, matérias e eventos sobre o tema. Um dos mais recentes foi o Seminário de Investimentos, Governança e Aspectos Jurídicos da Previdência Complementar, o SIGA, organizado pela Previ em conjunto com outras entidades de previdência complementar em outubro. O evento, que foi um sucesso, propôs o debate de como conciliar o sucesso econômico e os aspectos Ambientais, Sociais, de Governança e Integridade (ASGI) nos investimentos.
Blog: Como é a relação da Previ com as empresas investidas nas questões ASGI?
João Fukunaga: A Previ incentiva o engajamento das empresas investidas a incorporarem os aspectos ASGI em seu negócio e estratégia, com a publicação de guias e códigos de melhores práticas. Além disso, a Previ também participa das principais iniciativas ASGI do Brasil e do mundo, como o Principles for Responsible Investment – PRI, o Carbon Disclosure Project (CDP), o Investidores pelo Clima (IPC), Movimento Mulher 360 (MM360), o Programa Brasileiro GHG Protocol, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e o Comitê de Sustentabilidade da Abrapp, entre outros.
Blog: Quais os próximos passos e objetivos da Previ nesta área?
João Fukunaga: A Previ assumiu o compromisso de liderar uma iniciativa de engajamento coletivo com foco em Direitos Humanos na rede brasileira do PRI. O trabalho está em fase inicial, com a avaliação de possível parceria com o Pacto Global da ONU.
Também estamos trabalhando para ampliar a comunicação sobre as iniciativas ASGI da Previ, no site e no Relatório Anual da Entidade, com o objetivo de dar mais transparência à sua atuação. Outra meta é fomentar o voluntariado entre o público de funcionários e de associados.
A Previ continuará a induzir boas práticas no mercado e a influenciar pares e o segmento da previdência complementar em busca das melhores práticas ASGI e de sua implementação na gestão das demais entidades do sistema.