A Fachesf obteve um ótimo desempenho em seus planos de previdência em 2023, tanto no aspecto de desempenho e rentabilidade, quanto no crescimento do plano voltado aos familiares. Nesse sentido, um dos destaques está no crescimento do RealizePrev, Plano Família lançado em dezembro de 2019, que atingiu um notável interesse dos participantes em 2023. O plano fechou o ano com um patrimônio superior a R$ 100 milhões e mais de 4,6 mil participantes. A rentabilidade do plano alcançada no período foi de 11,93%.
“Esse amadurecimento do plano mostra que temos um futuro promissor pela frente. Os resultados representam a mais sólida evidência da confiança depositada pelos participantes no trabalho desenvolvido pela fundação ao longo de seus 52 anos de história. É nossa responsabilidade honrar essa confiança e trabalhar incessantemente para manter a entidade forte e na vanguarda do segmento”, afirma o Diretor de Administração e Finanças, Felipe Andrade.
Os demais planos administrados pela entidade também se destacaram na rentabilidade. O plano CD Concedido (BCO) obteve rentabilidade de 15,73% em 2023, enquanto o CD BAC registrou 15,20%. Esses resultados superaram significativamente a meta estabelecida para ambos os planos, que era de 9,76%.
Quanto aos planos BD e BS, apresentaram rentabilidades de 14,96% e 12,37%, respectivamente, ambas superiores à meta atuarial de 9,33%. Vale ressaltar ainda o desempenho do Plano CD Puro, que atingiu 100% do seu índice de referência (CDI) desde seu início, em junho de 2023.
“Diante da volatilidade do panorama brasileiro no último ano, nossa abordagem proativa e criteriosa na seleção de ativos foi fundamental não apenas para preservar o capital, como também para trazer retornos substanciais para todos os participantes. Em um ambiente econômico complexo, reiteramos nosso empenho em fazer uma gestão dos investimentos com uma equipe capacitada, decisões em colegiado com ampla discussão e de acordo com o perfil de investimento de cada plano, sempre pautados por princípios de transparência e responsabilidade”, afirma o Diretor.
Felipe Andrade também destaca as mudanças significativas na equipe de investimentos da fundação, em busca de novos talentos. Foi formado um grupo especializado, composto por profissionais com experiências diversas e comprovada competência técnica, o que para ele é essencial em um mercado cada vez mais complexo.
Ele destaca ainda que há muito a ser feito em 2024. “O ano virou e já estamos fazendo as movimentações de investimentos que definimos nos estudos para 2024. Vamos seguir o nosso planejamento e, junto com o trabalho feito nos últimos anos, continuaremos a entregar os resultados esperados de nós. Sou testemunha do comprometimento das nossas equipes e tenho convicção que estamos prontos para o desafio”, conclui.