Assembleias do sistema Abrapp aprovam novo Código de Condutas, substituição de diretores e prestação de contas de 2023

Realizadas nesta quinta-feira (25/04), as Assembleias Gerais Ordinárias da Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp aprovaram os relatórios anuais, balanços e demonstrações contábeis do exercício de 2023, todos com pareceres favoráveis dos respectivos Conselhos Fiscais e da auditoria externa (PwC Brasil). No mesmo dia, foram realizadas as Assembleias Gerais Extraordinárias da Abrapp e do ICSS para aprovar a substituição de dois diretores, além da deliberação sobre o novo Código de Condutas Recomendadas para o Regime de Previdência Complementar Fechada. 

“Registramos uma presença significativa das associadas. Foi um momento de prestação de contas e de apresentação do relatório de atividades do ano anterior. Mostramos que a Abrapp tem representado o sistema em todos os fóruns relevantes, sobretudo junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. E também falamos sobre os trabalhos das comissões técnicas e comitês, que são um verdadeiro celeiro de ideias com a participação de mais de mil dirigentes e profissionais”, diz Jarbas Antonio de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp. Ele destaca as ações de capacitação e certificação do sistema Abrapp, que inclui diversas ações do ICSS, Sindapp e UniAbrapp e os avanços na regulação e na legislação do sistema, entre outros pontos. 

“Tivemos também a aprovação do novo Código de Condutas pela Assembleia Extraordinária da Abrapp. É um documento que foi elaborado com bastante rigor e qualidade pelo nosso Comitê de Ética e já tinha passado pela aprovação da Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo”, comentou Jarbas de Biagi. 

O Coordenador do Comitê de Ética da Abrapp, Mauro Motta Figueira, explica o objetivo da atualização do código. “O novo Código de Condutas apresenta uma melhor especificação dos princípios, além da compatibilização com o novo Código de Ética da Abrapp. O novo documento tem um caráter mais educativo e aconselhador. Apesar das orientações não possuírem característica impositiva, a adesão ao Código representa o compromisso, por parte de cada entidade, de atuar com foco na prevenção”, comenta. 

O Diretor Vice-Presidente da Abrapp, Alexandre Araújo de Moraes, que acompanha o trabalho do Comitê de Ética, destaca os avanços alcançados nas adesões ao Código, mesmo antes de sua reformulação. Ao longo do ano passado e início de 2024, o número de adesões chegou a 85 associadas. Com as ações previstas para 2024 e a disseminação dos princípios recomendados para o regime fechado de previdência complementar, mais adesões são esperadas. 

Quando se faz a adesão ao Código, a entidade se compromete a cumprir as recomendações de melhores condutas para a atuação no sistema de Previdência Complementar. Isso inclui as posturas recomendadas para conselheiros, dirigentes, colaboradores, e reflete o compromisso que a entidade tem com os princípios de ética, integridade, transparência, entre outros”, explica Alexandre de Moraes.

Novos diretores – A Assembleia Extraordinária da Abrapp aprovou também a indicação do nome de Murilo Flores, como novo Diretor Vice-Presidente Suplente da Regional Centro-Norte. O dirigente assumiu recentemente o cargo de Diretor-Presidente da Fundação Ceres. Ele substituiu José Roberto Peres, tanto na diretoria da Abrapp quanto na entidade. Peres cumpriu dois mandatos como Diretor-Presidente da Fundação Ceres e teve de retornar para a patrocinadora, tendo por isso, renunciado ao posto de Diretor Vice-Presidente da Abrapp. Silas Devai Jr, que era seu suplente na Abrapp, assume como titular da Regional Centro-Norte. 

“Estamos muito satisfeitos com o ingresso do Murilo Flores à nossa diretoria, que chega para dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo [José Roberto] Peres, a quem somos muito agradecidos”, comentou Jarbas de Biagi. 

Já no ICSS, Carlos Flory deixou o cargo de Diretor Executivo da entidade devido à sua saída da Prevcom. A Assembleia Extraordinária do ICSS aprovou a indicação de Cléber Nicolav, especialista da UniAbrapp, e dirigente da Inovar Previdência. O dirigente tem se notabilizado no trabalho de fomento desenvolvido em sua entidade através da criação de planos família e instituídos corporativos que têm o objetivo de oferecer a cobertura dos planos para novos públicos. 

Shares
Share This
Rolar para cima