O Diretor de Licenciamento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Guilherme Campelo, escreveu artigo publicado no Correio Braziliense destacando o mercado de crédito de carbono como importante ferramenta no combate às mudanças climáticas e citando os benefícios que a regulamentação deste mercado podem trazer para o Brasil.
O mercado de crédito de carbono é uma importante ferramenta no combate às mudanças climáticas, incentivando a redução das emissões de gases de efeito estufa. No Brasil, a regulamentação desse mercado tem sido discutida de forma cada vez mais intensa, visando a promover a transição para uma economia mais sustentável e de baixo carbono. Neste artigo, explico de forma resumida o que é o mercado de crédito de carbono, o atual trâmite do projeto de lei que busca regulamentar o tema no Senado Federal e os impactos esperados dessa regulamentação.
O mercado de crédito de carbono é um mecanismo no qual emissores de gases de efeito estufa podem comprar créditos de carbono de projetos que reduzem ou removem emissões desses gases. Esses créditos representam uma tonelada de dióxido de carbono equivalente que deixou de ser emitida na atmosfera e podem ser negociados em bolsas de valores ou diretamente entre as partes interessadas.
Atualmente, tramita no Senado Federal um projeto de lei que visa regulamentar o mercado de crédito de carbono no Brasil…
Leia aqui o artigo na íntegra.