Eletros conquista Selo de Autorregulação em Governança Corporativa

A Eletros foi uma das entidades que conquistou o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa pela primeira vez este ano. A concessão foi aprovada em reunião realizada no dia 13 de junho pelo Conselho de Autorregulação instituído pela Abrapp, Sindapp e ICSS,

A obtenção do selo ocorreu após a fundação passar por um completo processo de avaliação por três membros da banca avaliadora do programa. “Toda entidade precisa ter uma governança forte e buscamos no Código de Autorregulação trazer as melhores práticas e atualizar nossos procedimentos”, disse Pedro Paulo Cunha, Presidente da Eletros, em entrevista ao Blog Abrapp em Foco.

Ele conta que a fundação aplicou ao selo no final de 2020, entendendo que seria um complemento à certificação ISO já obtida, além de ter também já participado do processo de obtenção do Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos. “Queríamos preparar a entidade para coisas maiores e entendemos que a certificação em governança era importante”, disse.

Assim, a Eletros constituiu uma equipe de trabalho focada na coordenação dessas ações, submetendo seus normativos à revisão e assumindo o compromisso de entregar todas as exigências descritas no código no período de um ano. 

“Aprovamos um programa de integridade e revisamos a estrutura organizacional da Eletros focando no fortalecimento da governança, incluindo todas as políticas, normas e procedimentos. Também atualizamos nosso Código de Ética e trabalhamos para estabelecer alguns eventos que trouxessem para dentro da casa a cultura de governança e compliance”, relatou Cunha.

Segundo ele, foram três anos entre o processo de envio para avaliação do Conselho e devolução das sugestões para ajustes até que o selo fosse concedido este ano, considerando ainda adversidades no decorrer dos procedimentos por conta da pandemia de Covid-19. 

“Quando buscamos essa certificação, estamos mostrando o que somos para os membros da banca que representam os setores do nosso e de outros mercados. No nosso segmento, esse movimento da Abrapp e do ICSS de definir códigos, regras, buscar parceiros e trazer para nós a oportunidade de evoluir é quase único. A previdência já melhorou muito em função deste movimento e deve melhorar ainda mais”, destacou o Presidente da Eletros. 

Ele ressalta que a adesão ao código é apenas o primeiro passo, pois o objetivo desta chancela é manter o aperfeiçoamento constante dentro da entidade. “Temos que manter ou elevar o nível para reconquistar o selo em três anos”, disse, citando que este processo já está em curso com o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos, que a Eletros obteve há três anos e agora está em fase de renovação. 

“O selo é um objetivo permanente, pois assim estaremos sempre nos atualizando nas melhores práticas. Essa conquista evidencia ainda para participantes, patrocinadores, reguladores e fiscalizadores que a Eletros atende a uma série de requisitos de integridade e governança que estão relacionados às condutas de mercado”, complementou Cunha.

Shares
Share This
Rolar para cima