Carteiras da Libertas superam objetivos em junho – As carteiras de investimentos administradas pela fundação na modalidade de Benefício Definido (BD) e na modalidade de Contribuição Definida (CD) apresentaram rentabilidade consolidada dos investimentos de 0,73% no mês de junho, superando tanto a meta atuarial dos planos BD (INPC + 5,40%) de 0,69%, quanto o índice de referência dos planos CD (IPCA + 4,09%) de 0,55%.
“No Brasil, o índice Ibovespa valorizou 1,48%, acompanhando a alta das principais bolsas mundiais. A inflação medida pelo IPCA subiu 0,21% no mês, abaixo das expectativas de mercado de 0,30%. Já em relação à política monetária, o Banco Central decidiu pela manutenção da taxa Selic em 10,50% em sua reunião realizada em junho, o que já era esperado pelo mercado considerando a resiliência da atividade interna, as expectativas desancoradas de inflação e as incertezas no cenário fiscal”, explica nota da entidade.
Viva Previdência supera metas no 1º semestre – Os planos de benefícios da modalidade Contribuição Definida (CD) superaram as metas de retorno estabelecidas nas políticas de investimentos no 1º semestre de 2024. O plano ANAPARprev rendeu 5,03% frente a uma meta de 4,36%. Ficando acima da meta de 4,26%, os planos Viva Federativo, Viva Futuro, IBAprev e Viva Empresarial renderam, respectivamente, 5,27%, 5,17%, 4,98% e 4,36%.
A rentabilidade do plano de benefício Viva de Previdência e Pecúlio, que possui maior parte do seu patrimônio alocado na modalidade Benefício Definido (BD), foi de 4,29% no primeiro semestre de 2024, registrando 98% da meta de retorno no período, que foi de 4,37%.
Para o Diretor de Administração e Finanças, Marcello Furlanetto, a estratégia adotada pela fundação tem se mostrado acertada. “No ano de 2024, nossa estratégia tem sido alocar em ativos, em sua maior parte atrelados à taxa de juros pós-fixada, uma vez que os principais benchmarks dos segmentos de investimentos apresentam desempenho abaixo do esperado”.
Fachesf apresenta case do seu plano no Epinne-EPB 2024 – O Assessor de Gestão Atuarial da Fachesf, Sérgio Magalhães, apresentou o case do RealizePrev durante o Encontro dos Profissionais de Investimentos e Previdência dos Fundos de Pensão do Norte e Nordeste (Epinne-EPB 2024), que ocorreu em Recife (PE), nos dias 25 e 26 de julho.
Desde seu lançamento, o plano alcançou um patrimônio de R$ 250 milhões e já conta com mais de 4,7 mil participantes. Segundo o gestor, o sucesso do plano é fruto de uma gestão sólida e benefícios exclusivos que o tornam uma opção altamente atrativa no mercado de previdência privada.
Para 2024, a Fachesf tem como objetivo a expansão do número de participantes e o aumento do patrimônio administrado. “Queremos continuar entregando resultados superiores e mantendo a confiança de nossos participantes. Nossa meta é crescer de forma sustentável, oferecendo sempre as melhores soluções de previdência complementar no mercado”, diz Magalhães.