Antônio Carneiro Alves possui uma trajetória de 18 anos na Prece, tendo iniciado sua atuação na entidade em 2007 como Gerente de Investimentos. Em 2017 foi promovido ao cargo de Diretor de Investimentos. Mais recentemente, em 2023, ele ascendeu à posição de Diretor-Presidente. Em entrevista exclusiva para o Blog Abrapp em Foco, o dirigente comenta a evolução positiva da Prece em quase duas décadas.
Com mais de 37 anos de experiência no mercado financeiro é formado em Administração Financeira, com MBA em Previdência Complementar e pós-graduado em Engenharia de Planejamento e Finanças Corporativas. Além disso, Antonio atua como Coordenador Titular da Comissão de Investimentos da Abrapp e como Diretor Educacional da Associação Brasileira de Educação Financeira (ABEF).
Blog Abrapp em Foco: Desde 2007 a Prece vem passando por importantes mudanças e conquistas. Poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória dentro da entidade?
Antônio Alves: Quando cheguei na Prece encontrei um cenário muito diferente do atual. A área de investimentos não tinha qualquer processo estruturado, não sendo possível atestar a segurança nas operações que eram realizadas. Ao longo do tempo em que estive no comando da área, várias ações foram tomadas para garantir a transparência, o controle de riscos, a blindagem da política de investimentos e a eficiência nos processos de investimento. Como exemplo, posso citar o investimento em capacitação técnica, a criação de um cargo específico para realizar a governança dos investimentos, o desenvolvimento de uma política de investimentos robusta e extremamente detalhada, o trabalho estruturado e árduo para a recuperação dos ativos defaultados (investimentos realizados em gestões passadas, que não honraram o pagamento, marcados a zero contabilmente), algo em torno de 350 milhões recuperados, dentre inúmeras outras ações que foram adotadas na minha gestão ao longo destes últimos 18 anos. Inclusive nos próximos anos vamos receber também em torno de 200 milhões fruto desse esforço.
Blog: Pelo visto muitas coisas foram feitas na área de investimentos neste período. Você enxerga muitos resultados em relação a essas ações?
Antônio Alves: Muitos. Todo o trabalho realizado permitiu que a Prece se tornasse um case de mercado em relação a área de investimentos. Através de uma gestão séria, transparente e 100% voltada para a otimização e entrega de resultados, conseguimos reconstruir a imagem que aterrorizava os nossos participantes e assistidos e que também repercutia no cenário de previdência fechada.
A partir do resultado recentemente publicado pelo Ministério da Previdência, no qual foram divulgadas as rentabilidades médias do setor de previdência, nos últimos 10 ano pudemos observar que todos os nossos planos apresentaram rentabilidade média histórica superior ao mercado de previdência aberto e fechado, com um destaque relevante para o nosso único plano hoje aberto, que apresentou uma rentabilidade histórica consideravelmente superior aos demais. Todos os resultados observados só retratam o efeito de uma gestão eficiente e comprometida com a saúde financeira dos nossos planos sob gestão e a perenidade da nossa Entidade.
Destaco também a minha participação, representando a Prece como coordenador da Comissão de Investimento da Abrapp na região sudeste, onde temos a oportunidade de realizar contribuições para todo o setor e discutir o presente e futuro da gestão de investimentos nas entidades fechadas de previdência. Além disso, o bom trabalho de gestão dos investimentos agregou uma visibilidade à Prece fazendo com que constantemente seja acionada para participar de publicações de matérias em veículos de mídia especializada do segmento, e que a partir desta notoriedade construímos uma forte relação de confiança e de estreitamento da relação junto à Previc, nosso órgão regulador.
Blog: Após um longo período de trabalho na área de investimentos da entidade, primeiro como gerente e depois como Diretor, no ano passado você assumiu a Presidência da Entidade. Como você acredita que a sua experiência dentro da Prece pode colaborar para o seu desempenho no novo cargo?
Antônio Alves: Por estar há muitos anos fazendo parte da entidade, ter participado ativamente de todas as mudanças ocorridas nesses 18 anos e por ter acompanhado inúmeras gestões até assumir a cadeira de Presidente, tenho uma visão ampla e detalhada dos problemas e das ações necessárias para que a Prece se torne ainda mais sustentável e perene. Desde o início da minha gestão como Presidente, iniciada em junho/2023, busquei elencar os projetos fundamentais para que a entidade possa evoluir e ser competitiva no mercado, sempre buscando a eficiência e excelência na administração dos nossos planos de benefícios. Na prática, como princípio primordial da minha gestão, tenho atuado seguindo a mesma linha adotada na área de investimentos, prezando pela transparência, eficiência, controle de riscos, processos operacionais definidos em manuais, governança e entrega de resultados consistentes.
Blog: Você poderia nos falar mais sobre as ações já realizadas desde o início do seu mandato como Presidente da entidade?
Antônio Alves: Iniciei o mandato já identificando a necessidade da elaboração de um Planejamento Estratégico (PE), para nortear as ações a serem implementadas até 2028. Todo o trabalho contemplado neste planejamento irá trazer inúmeros benefícios para a entidade, colocando a Prece em outro patamar em termos de posicionamento de mercado, eficiência e modernização.
Dentre as ações previstas no planejamento, inúmeras já foram iniciadas e até mesmo concluídas, mesmo no curto espaço de tempo desde o início da sua execução. Fizemos a alteração do nosso estatuto, tornando-o mais moderno e adequado às práticas de mercado, o que nos permitiu realizar o nosso primeiro processo de seleção dos novos diretores que assumiram os cargos agora em agosto/2024. Reforçando o nosso compromisso com a busca por excelência na capacidade técnica dos nossos colaboradores, estruturamos um processo de seleção de diretores extremamente rigoroso, que exigiu que os candidatos fossem altamente qualificados para o preenchimento das vagas.
Ressaltamos também o projeto da nossa mudança de sede, prevista para o final de 2024. Essa mudança, além de trazer mais segurança, acessibilidade e conforto para os nossos participantes, assistidos e colaboradores, também auxiliará a Prece na captação de novos patrocinadores/instituidores, indo de encontro com as ações comerciais previstas no planejamento estratégico.
Blog: Pelo que vemos, a Prece está alinhada ao que vem sendo praticado pelo mercado de previdência em relação ao investimento na expansão e no desenvolvimento comercial. Como vocês vem atuando neste sentido?
Antônio Alves: Estamos investindo muito nisso. Criamos uma gerência específica para atuação das áreas de marketing, comunicação e comercial, e estamos contratando um executivo de vendas, que nos auxiliará não só na captação de novos patrocinadores e instituidores, como também no fomento das adesões do nosso único plano de benefícios que está aberto. Nesta mesma linha, estamos implementando um ERP e investindo recursos e esforços na reestruturação da nossa Diretoria Seguridade, através de mapeamento de todos os processos e outras ações que nos permitam ampliar nossos ganhos de eficiência, e reduzir nossos custos e riscos operacionais.
Blog: Em relação aos planos de benefícios já existentes, há alguma novidade na sua gestão?
Antônio Alves: Todos os nossos planos de benefícios passaram por uma transformação nos últimos anos, se tornando mais modernos, flexíveis e adequados às práticas de mercado. Os nossos planos de Contribuição Definida tiveram suas regras alteradas para permitir maior autonomia e atratividade para os nossos participantes e assistidos e os nossos planos com parcela em Benefício Definido vêm sendo tratados para terem os seus riscos financeiros e atuariais reduzidos.
No planejamento estratégico, algumas ações são exclusivamente voltadas para os planos que possuem parcela em Benefício Definido. Estamos estudando estratégias previdenciárias para os planos Prece I e II, para tratarmos os problemas históricos conjunturais e estruturais enfrentados pelos mesmos, bem como estamos com algumas ações voltadas para o nosso plano Prece CV, para incentivarmos a alteração interna da modalidade BD para a modalidade CD anualmente, prática que vem sendo considerada pela Entidade como sendo extremamente eficaz para a redução dos riscos deste plano.
Blog: Para a realização de tudo isso, e o sucesso nos projetos, o apoio dos stakeholders é fundamental. Como você enxerga a relação mantida pela Prece atualmente com os parceiros, patrocinadoras, sindicatos/associações e Previc?
Antônio Alves: Nunca estivemos em um momento tão propício para a realização de tantos projetos. Estamos tendo o apoio incondicional da nossa maior patrocinadora, que é a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro – Cedae, e estamos com um diálogo muito aberto e próximo com os sindicatos e associações. Com estes últimos, temos realizado encontros periódicos para tratar de todos os pleitos dos nossos participantes e assistidos, reforçando o nosso compromisso com uma gestão humanizada e justa. O reflexo disso tem sido a conquista de melhorias para àqueles que se encontram vinculados aos nossos planos de benefícios, bem como o recebimento do apoio fundamental por parte dos sindicatos e associações, tanto para os nossos projetos que estão em curso quanto para os que estão previstos para execução pela Entidade.
Quanto à Previc, tivemos no ano passado a mudança no modelo de fiscalização junto à Prece. A Entidade, que passava por uma fiscalização severa e intensa desde 2007, passou a ser somente monitorada periodicamente pelo órgão, sendo essa situação mantida por uma razão muito pontual, o tratamento dos planos Prece I e II. A mudança no regime de fiscalização demonstra claramente a alteração positiva e a confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade.
Blog: Sobre o futuro da Entidade, você teria alguma mensagem para nos passar?
Antônio Alves: Realmente temos muitos desafios pela frente. Temos feito um trabalho intenso e incansável para tornarmos a Prece uma Entidade ainda mais sólida, perene e diferenciada no mercado. A nossa gestão seguirá nessa estratégia para alcançar todos os objetivos e permitir um futuro ainda mais promissor para todos àqueles que estão e que estarão vinculados à Entidade. Sempre tendo como esteio principal da gestão atual: blindagem na política de investimentos, transparência , processos operacionais sólidos, controle de riscos, governança, inovação, captação de novos patrocinadores e resultados de investimentos consistentes. Este é o nosso maior compromisso!