Presidente do Conselho da Abrapp participa de lançamento de plataforma para participação da sociedade no G20 Social

A Abrapp foi representada pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Luís Ricardo Martins, no Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20, que ocorreu no Rio de Janeiro, na última terça-feira (20/08). O evento marcou o lançamento do aplicativo e da página exclusiva para a participação popular no G20 Social. A ferramenta está disponibilizada dentro da plataforma do Brasil Participativo, do Governo Federal.

As propostas da Cúpula Social estarão relacionadas a três temas prioritários: combate à fome, pobreza e desigualdades; sustentabilidade, mudanças climáticas e transição justa; e reforma da governança global. O G20 Social Participativo tem enquetes sobre os assuntos, com perguntas sobre cada um deles, em que é possível concordar ou discordar. O objetivo da consulta é captar a percepção do público, sem caráter deliberativo. Os trabalhos do G20 Social são coordenados pelo Ministro da Secretaria-Geral do Governo Federal, Márcio Macedo. 

“Como membro do Conselho Nacional de Previdência Complementar e representante da Abrapp, estou participando das discussões do eixo de governança global com o objetivo de levar propostas do setor sobre sustentabilidade do modelo previdenciário diante dos desafios do aumento da longevidade e mudanças no mercado de trabalho e na sociedade em geral”, comentou Luís Ricardo. 

O Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp informou que todas as pessoas e organizações da sociedade civil podem enviar sugestões e propostas através da plataforma digital do G20 Social. “O evento serviu para divulgar o lançamento da plataforma e incentivar o maior engajamento da sociedade”, disse Luís Ricardo.

Na plataforma, a sociedade civil também pode apresentar propostas, anexando documentos com reflexões sobre os assuntos. Essas contribuições serão debatidas nos encontros preparatórios para o desenvolvimento dos textos que ficarão disponíveis para consulta pública. O G20 Social Participativo tem ainda a funcionalidade de receber, até o dia 9 de setembro, o cadastro de atividades autogestionadas pela sociedade civil, a serem realizadas durante a Cúpula Social.

Participação não-governamental – O G20 Social foi criado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que durante a presidência brasileira no grupo das maiores economias do mundo, tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. O objetivo é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20. Com a organização do governo brasileiro, a edição de 2024 da Cúpula do G20 será realizada nos próximos dias 19 e 20 de novembro no Rio de Janeiro.

Shares
Share This
Rolar para cima