Foi realizada nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, a apresentação dos trabalhos de conclusão do curso da 9ª edição do MBA em Gestão de Previdência Complementar coordenado pela UniAbrapp, sendo a 7ª turma em parceria com o IBMEC.
Durante a abertura da reunião, a Diretora Vice-Presidente da UniAbrapp, Liane Chacon parabenizou os alunos e ressaltou a importância desses cursos para o fomento do sistema. “Eu li todos os trabalhos, todos muito ricos em aprendizado para fomentar o nosso segmento. A UniAbrapp nasceu há 10 anos com esse pensamento de fomentar através do estudo. Essa semente foi plantada, e hoje vemos a 9ª turma de MBA e a 7ª em parceria com o IBMEC”.
Chacon também comentou que a maior parceria da UniAbrapp são os seus alunos, que acreditam em sua força. “Temos buscado cada vez mais entregar o melhor. Nossa média geral de satisfação é 4.7 e estamos indo em direção a um total de 5. Quando vocês avaliam a UniAbrapp, realmente buscamos usar esses resultados para trazer melhorias. Estamos abertos para sugestões, para que possamos crescer juntos e fomentar o sistema”.
Também foi destacado que o MBA conta com professores altamente qualificados, transformando o curso em uma experiência de alto nível. Mais de 35 mil pessoas já passaram pela UniAbrapp e cada passo dado pelos participantes é um importante fortalecimento, ela reforçou. “Espero que vocês possam colocar em prática tudo que aprenderam. A UniAbrapp fica muito feliz em tê-los conosco terminando esse curso”, finalizou.
A professora Alessandra Cardoso também parabenizou os alunos e reforçou todo o avanço e trabalho conquistado ao longo do curso. “Trabalhamos muito nesse quase um ano e meio. Me sinto muito honrada pela oportunidade de trabalhar com vocês nesse projeto. Vemos, em cada grupo, a evolução e o quanto os alunos se dedicaram. Tenho muito orgulho pelo que vocês atingiram. Hoje é a oportunidade de apresentarem os projetos aplicados para que possamos contribuir com melhorias e sugestões”, afirmou.
Projetos – A turma iniciou o curso em março de 2023, resultando em projetos aplicados de oito grupos formados por cinco a seis alunos. As apresentações iniciaram na quarta-feira, com os seguintes temas:
- Soluções comportamentais e campanhas de comunicação para aumentar o nível de contribuição dos participantes dos planos de benefícios das EFPC – Por Eldimara Custódio Ribeiro Barbosa; Keti Viviane Brogliato Salvador (Randonprev Fundo de Pensão); Luiz Henrique Rocha (Funcef); Ricardo Augusto Braga Garcia (Pension Brasil LTDA); e Rosangela Apel (Fundação Itaipu-BR de Previdência e Assistência Social)
- Desenhando um futuro financeiro e previdenciário seguro: um plano de benefícios para a primeira infância – Por Adriana Chagas Pessoa da Silva (Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social – Fachesf); Anna Claudia Fernandes Gonçalves (Serpros Fundo Multipatrocinado); Bruno Moraes de Alcântara; Matheus Passos Brandão de Souza Damasceno (Previdência Usiminas); Talita Conceição Henrique (Fernando Motta Auditores Associados); e Valesca da Silva de Melo (Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social – Refer)
- Mitigação do risco de frustração dos participantes na modalidade de plano de contribuição definida (CD) – Por André Stêfano Cabral de Assis (Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social – Fachesf); Filipe Leão Marques (Funpresp-Exe); Gabriela Felix Marão Martins (Gomes Gedeon Consultoria e Advocacia); Valeria Sant Ana Rocha (Sociedade Previdenciária DuPont do Brasil); e Vinícius Augusto Rodrigues (Fundação Itaú-Unibanco)
- Projeto Expectativa x Realidade da Aposentadoria Complementar – Por André Luis Araújo Santana (Fundação Petrobras de Seguridade Social – Petros); Elisangela de Castilhos (Randonprev Fundo de Pensão); Kelvin Mark Roscher Carneiro (Fundação Copel); Natália Bretscher (Previdência Usiminas); e Renata Lopes dos Santos (Fundação Real Grandeza).
Ainda nesta quinta-feira, 10 de outubro, quatro grupos irão apresentar seus trabalhos, com os seguintes temas:
- Alternativas para Sobrevivência das Entidades de Previdência Complementar no Brasil – Por Daniela Cláudia Carneiro Félix (Vexty); Jonhe Sueize e Souza Nogueira (Regius Sociedade Civil de Previdência Privada); Katyuscia Christine Zeferino (Fundação Eletrosul de Previdência Complementar – Elos); Marcos Joaquim Barbosa (Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social – Fachesf); e Rogério Dos Santos Santana (Néos Previdência Complementar)
- Lâmina Padronizada de Informações aos Participantes em Linguagem Simples – Por Adriana de Farias Giroto (São Bernardo Previdência Privada); Fernando Campos Motta (Ancep/Value Prev – Participante); Gêisy Maise Santos Campos (Previplan); Lucas Ferreira de Castro (Funcef); e Odair José Pereira da Silva (Postalis)
- Flexibilização do Plano de Previdência: Uma Alternativa Para Tornar Viável a Manutenção de um Plano Patrocinado e da Própria EFPC que Administra esse Plano – Por Adilson Bezerra dos Anjos (Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social – Fachesf); Cíntia Marques Lage (Previdência Usiminas); Luiz Carlos de Lima (Randonprev Fundo de Pensão); Vinicius Romboli Narcizo (Vexty); e Viviani Lorencini (Fundação de Seguridade Social da Arcelormittal Brasil – Funssest)
- Guiando Rumo à Excelência: O Impacto dos Dirigentes Independentes na Previdência Complementar Fechada – Por Mariana Alves Fernandez (Aditus Consultoria e Sistemas Ltda); Patricia dos Santos Takimoto (Abrapp); Renata Dias Alves (Gepsaprev); e Rodrigo Augusto Dominato Honorato (Banco Bradesco S.A)