A Abrapp apresentou os resultados da 4ª edição da “Pesquisa sobre Riscos do Sistema de Previdência Complementar” em uma palestra realizada no 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP) nesta quarta-feira (16/10) em São Paulo. O trabalho é realizado há quatro anos pela Comissão Técnica de Governança e Riscos da Regional Leste/Sudeste da Abrapp.
Os resultados da pesquisa foram apresentados pelo Advogado e idealizador do trabalho, Carlos Alberto Barros. Na mesma mesa, participaram como palestrantes a Gerente de Riscos e Compliance da Previ, Ana Cristina Nogueira Dias, e o Conselheiro do Mercerprev, Jorge João Sobrinho.
No ranking geral de riscos, a preocupação número 1 das entidades ficou com a macroeconomia, que no levantamento anterior, tinha ficado com a segunda posição. Logo após, aparece a preocupação com a taxa de juros, que tinha ficado na terceira posição na edição do ano passado. Já a Regulamentação, que tinha sido o fator número 1 de risco em 2023, caiu para a terceira posição neste ano. Em seguida, apareceram os riscos com o “Desempenho dos Investimentos”, na quarta posição, e “Cibernético”, na quinta colocação, coincidindo com o ranking do ano passado.
“O projeto da pesquisa nasceu de uma parceria do Carlos Alberto [Barros] com a Abrapp, com a CT de Governança e Riscos Sudeste, para mensurar os principais riscos que afetam nossas entidades. Estamos na quarta edição da pesquisa e precisamos do maior engajamento das associadas para responder as próximas edições da pesquisa”, disse Adriana Carvalho.
As mudanças de maior destaque entre os rankings de 2023 e 2024 ficaram com as “Práticas Comerciais” que subiram da 14ª para a 9ª posição; e “Reputação” que saltou da 15ª para a 10ª colocação. Os fatores que mais caíram no ranking de preocupação com riscos das entidades foram “Político” e “Gerenciamento de Mudanças”.
Carlos Alberto explicou que ao responder o questionário da pesquisa, cada entidade tem a oportunidade de realizar uma reflexão sobre a própria governança e os riscos e identificar ações para melhorar a gestão.
Nesta edição, o levantamento contou com a participação de 78 associadas que responderam ao questionário – de um universo de 235 entidades. A moderação da palestra foi realizada por Adriana de Carvalho Vieira, Secretária-Executiva do Colégio de Coordenadores das Comissões Técnicas de Governança e Riscos da Abrapp.
Comentários – Ana Cristina Dias disse que as práticas comerciais tiveram um aumento da preocupação em relação à adesão aos planos de benefícios com a busca de novas formas de captação através de planos família e instituídos. E comentou que a reputação subiu no ranking de riscos da pesquisa devido à velocidade da circulação de informações sobre as entidades e planos.
Jorge João Sobrinho falou sobre a subida do risco com a macroeconomia na edição atual da pesquisa. Na verdade, a macroeconomia tem figurado nas primeiras posições das edições anteriores, mas no ano passado, o risco de regulação tinha ficado em primeiro lugar por conta da mudança de governo federal. E agora volta à posição número 1 com as incertezas globais que afetam a macroeconomia, como por exemplo, os impactos das guerras sobre a economia global e local.
Os resultados completos da pesquisa serão enviados por e-mail para as associadas e trazem diversos cortes como “grandes grupos de risco”, ranking por quantidade de participantes, patrimônio, tipo de gestão (interna e/ou terceirizada) de ativos e passivos.
O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.