45º CBPP: Serviços compartilhados de inteligência de dados e saúde fortalecem EFPCs

O uso de serviços compartilhados é a solução mais eficiente dentro da vida associativa, e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) já podem usufruir disso como associadas da Abrapp. Com soluções de inteligência de dados e saúde, a associação tem feito parcerias que visam fortalecer o segmento. O tema foi abordado em palestra técnica realizada na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, durante o 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). O maior evento mundial do setor tem sua realização nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. 

A palestra apresentou duas soluções que exemplificam os benefícios da associação: o ProvaVIVA, uma ferramenta de inteligência de dados que realiza monitoramento de vida promovendo uma gestão de passivos mais segura; e a VidaClass, plataforma online que oferece acesso a soluções na área da saúde, beneficiando tanto colaboradores quanto participantes das entidades.

Após um ano de parceria com a Abrapp, a DXON, desenvolvedora do ProvaVIVA, colhe frutos do aprendizado que teve para personalizar seu produto especialmente para o segmento de previdência complementar. O CEO da empresa, José Eduardo Rangel, destacou que cerca de 50 entidades estão usando a solução, e que já estão sendo trabalhadas novos features focados nos segmentos.

“O produto foi criado junto ao time da Abrapp para atender as necessidades das EFPC. Utilizamos em torno de 600 variáveis com milhões de linhas diferentes para modelar o ProvaVIVA, que tem o objetivo de analisar a mortalidade da base de participantes e assistidos das entidades”, destacou Rangel.

Além disso, são disponibilizadas três versões do produto que podem ser aderentes às necessidades de cada entidade, disse. “Com esse aprendizado que tivemos nos últimos 10 meses, estamos aprimorando features para que sejam ainda mais aderentes”.

O trabalho da DXON, ele explicou, é o de analisar informações que não são tradicionais, e sim comportamentais, para que sejam tomadas decisões baseada em dados que normalmente são deixados de lado. “Nós capturamos, processamos e analisamos as informações dentro do mercado de seguros e crédito”, disse.

Ele destacou que há uma base de 47 milhões de CPFs no histórico de óbitos, e a plataforma consegue trazer informações que ajudem a compreender, por exemplo, causas de morte por problemas cardiovasculares. Isso mostra uma capacidade de oferecer informações valiosas, mas Rangel reitera que é preciso sempre fazer as perguntas corretas para obter respostas mais precisas.

Atualmente, para as EFPC a vantagem é utilizar o ProvaVIVA para uma checagem de óbitos eficiente, oferecendo a todas as associadas da Abrapp 1.000 consultas por mês. Desde a primeira consulta, em fevereiro de 2024, o ProvaVIVA já registrou mais de 336 mil dados consultados.

Já no lado da saúde, a VidaClass proporciona uma oportunidades às entidades de oferecerem aos seus colaboradores e participantes uma solução mais econômica para seus cuidados com o bem-estar. Vitor Moura, CEO e Fundador da empresa, destacou que a criação do produto veio para tentar solucionar uma demanda crescente da população brasileira por serviços de qualidade mais em conta.

“A saúde é o maior ativo que todos nós temos, e normalmente a gente terceiriza esse cuidado ou com plano de saúde ou com os programas públicos”, disse Moura. O problema, segundo ele, é que mundo afora os custos da saúde são elevados, e a saúde pública acaba ficando sobrecarregada. “No Brasil, o programa público é abrangente e atende à maior parte da população, enquanto os planos privados ficam cada vez mais caros”. 

Devido a filas colossais, escolha limitada e preço dos planos, Moura decidiu criar a VidaClass. A plataforma oferece serviços com 25 mil prestadores, desde a consulta até a realização de exames, incluindo ainda farmácia online. Os descontos médicos podem alcançar até 70%, sem custo adicional ao paciente. 

“A vantagem é o empoderamento do paciente e o cuidado da saúde antes dele ter um problema”, disse Moura. “Se não colocarmos o paciente no centro da equação da solução da saúde, tomando sua própria decisão sobre este cuidado, a saúde não terá essa equação resolvida”, completou.

Sobre o 45º CBPP – Realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o congresso conta com uma rica programação, trazendo temas, palestras e provocações que visam despertar ideias inovadoras e ajudar a superar os desafios do mercado na atualidade.

Clique aqui para mais informações.

O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.

Shares
Share This
Rolar para cima