A Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil foi reconhecida com o 27º Prêmio Nacional de Seguridade Social, entregue durante o 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). O Diretor-Presidente da fundação, João Luiz Fukunaga, recebeu diploma e troféu alusivos à premiação. A entrega foi realizada por Fernando Brandão, Sócio e Diretor de Relações com Investidores na Trígono Capital, e Jarbas de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp.
O reconhecimento se deve à contribuição da fundação, em seus 120 anos de existência, no desenvolvimento da previdência complementar fechada brasileira, com destaque para a sua governança robusta e transparência, iniciativas sustentáveis e práticas Ambientais, Sociais, de Governança e Integridade (ASGI). A entidade administra atualmente aproximadamente R$ 280 bilhões em recursos de seus participantes.
“É muito importante para a Previ receber esse reconhecimento da Abrapp. Em 2024, nossa fundação completou 120 anos de história e estamos aqui comemorando com todos os nossos funcionários, que sempre participaram e contribuíram com a Abrapp. Eu agradeço muito ao nosso time, que traz a segurança de que precisamos e repassa para os nossos associados”, disse João Luiz Fukunaga, convidando toda a diretoria da Previ para receber o prêmio.
Ele também homenageou e agradeceu a Abrapp, na figura do Diretor-Presidente Jarbas de Biagi, pelo empenho na representatividade das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) ao levar pleitos do setor para discussão com o governo e parlamentares, a exemplo do que tem ocorrido durante a regulamentação da Reforma Tributária.
Pacto ASGI – Durante a premiação, a Abrapp e a Previ também celebraram o Pacto ASGI, que possui o objetivo de promover práticas sustentáveis nos investimentos das EFPC, compartilhando uma metodologia criada pela fundação na análise dos ativos. Esse instrumento busca disseminar os princípios ambientais, sociais, de governança corporativa e integridade em todo o sistema.
“Esse é um instrumento que a Previ desenvolveu para medir as questões ASGI nas entidades. Através desse pacto com a Abrapp, a Previ vai nos disponibilizar essa ferramenta para que nós possamos oferecer para todas as associadas, que poderão medir realmente a preocupação com práticas sustentáveis nas empresas investidas”, explica Jarbas de Biagi.
“A Previ sempre cede os melhores quadros nas nossas Comissões Técnicas, de forma a fomentar o segmento. É muito importante ter uma entidade como a Previ, não apenas pelo seu tamanho, mas por sua determinação e trabalho em prol do sistema”, finalizou o dirigente.
O Diretor-Presidente da Previ ressaltou que a fundação busca entregar soluções que não se limitem ao benefício previdenciário, mas que também proporcionem cuidado com os participantes e seus familiares em todas as fases da vida. O pacto vem como uma resposta contra o movimento anti-ASGI que se prolifera nos Estados Unidos. “Esse movimento pretende colocar em xeque o investimento responsável”, disse.
“Não faz sentido colocar na mesa nenhum debate de desenvolvimento que não considere a responsabilidade social, ambiental e de governança. Na Previ, olhamos para os investimentos com responsabilidade e queremos compartilhar esse modelo com todo o sistema, através da Abrapp”, finalizou Fukunaga.
O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.