45º CBPP: O ator e blogueiro nonagenário Ary Fontoura transmite exemplo vivo de reinvenção e vitalidade

O ator, poeta, escritor, diretor teatral e blogueiro brasileiro, Ary Beira Fontoura, realizou a última palestra do 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP) abordando os temas bem-estar e qualidade de vida na longevidade. Com 91 anos de idade e mais de 60 anos de carreira, o palestrante trouxe reflexões inspiradoras sobre a importância de se reinventar e aproveitar a vida ao máximo possível.

Não por acaso, foi escolhido para encerrar a extensa programação do 45º CBPP que teve como tema central nesta edição de 2024 “A Arte de Inovar”. E ninguém como ele para apresentar sua história e experiência de vida que, em plena pandemia, sem poder sair de casa, virou um fenômeno nas redes sociais. Com um simples perfil do Instagram, passou a gravar vídeos bem humorados com cenas do cotidiano em mensagens positivas – apesar do momento dramático daquela época – e motivadoras sobre a vida. Com isso, tornou-se um dos maiores influencers do país, com mais de 5,5 milhões de seguidores.

Para Fontoura, é preciso levar a vida sempre buscando circunstâncias que tragam cenários favoráveis e tornem a vida mais agradável. “Eu quero, até o meu último momento, criar coisas novas e acreditar que a vida pode ser melhor. Isso é possível sim, mas depende exclusivamente da nossa vontade em buscar essa oportunidade. Se reinventar é muito importante em todos os aspectos e não apenas no trabalho. Não somos velhos, somos apenas pessoas com mais idade, mas com grande valor. A vida não para”, disse o ator para uma plateia lotada.

Aposentadoria? – Para ele, a aposentadoria não é sinônimo de parar de se divertir ou aproveitar a vida, temos que viver o máximo que conseguirmos. “Existe uma necessidade evidente de se ter uma compensação no final da vida. A previdência complementar surge com ideias maravilhosas atribuídas a nós, pessoas idosas. O que esse sistema propõe parece extraordinariamente viável e de uma grande competência”, ressaltou.

Ele também comentou, com comovedora simplicidade e humildade, sobre a importância em conviver com diferentes pessoas e faixas etárias distintas, para absorver conhecimentos diversos. “Existe uma ajuda mútua entre as pessoas, viver é justamente ter esse convívio e essa troca. Temos que ser sempre curiosos e buscar conhecimentos, ouvir os mais jovens também. O mundo está em constante evolução e podemos absorver nos outros aqueles conhecimentos que ainda não temos. Estou sempre recebendo da juventude uma série de valores”, finalizou.

O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.

Shares
Share This
Rolar para cima