A BB Previdência foi escolhida para gerir os planos de previdência complementar dos colaboradores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre. Com cerca de 10 mil funcionários, o GHC é formado pelos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina; e pela UPA Moacyr Scliar, 12 postos de saúde, três centros de Atenção Psicossocial e Escola GHC.
O processo seletivo e as negociações com a BB Previdência foram iniciados em 2011, sendo finalizado em abril de 2024, com o fechamento do acordo nesta segunda-feira, 21 de outubro.
A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença do Diretor-Presidente do grupo, Gilberto Barichello, além de diretores da BB Previdência e dezenas de servidores da instituição hospitalar. “O plano de previdência complementar é resultado de uma construção coletiva de muitos anos, que envolveu o Governo Federal, a Diretoria Executiva, os sindicatos e as associações representativas das categorias profissionais que atuam no GHC”, disse Barrichello na ocasião.
Segundo ele, os trabalhadores que aderirem ao plano terão contrapartida do grupo, com paridade mínima de 3% e máxima de 12% do salário de participação. O Diretor-Presidente da BB Previdência, Sandro Grando, observou a vantagem de se aderir a um plano com contrapartida do empregador. “Não há investimento que garanta esse retorno de 100%. Na ponta do lápis, se o servidor investir R$ 100, terá R$ 200 guardados para a aposentadoria, fora a rentabilidade dos fundos, que supera a da poupança e de muitas modalidades de investimentos disponíveis no mercado”.
A BB Previdência já administra os planos previdenciários de outras cooperativas no Rio Grande do Sul, bem como dos funcionários do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).