O encontro do Abrapp Itinerante da Regional Sudoeste e Sul foi realizado nesta quinta-feira (07/11), na sede da Abrapp, em São Paulo (SP). A reunião marcou o início da nova rodada de encontros que tem a proposta de ouvir as sugestões, expectativas e preocupações das associadas, além de discutir questões prioritárias para o desenvolvimento de soluções eficazes para o sistema.
O Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas de Biagi, destacou a agenda da regulação da previdência complementar, além da Reforma Tributária e os grandes avanços conquistados na Câmara que afastou a cobrança do IBS e CBS e também do ITCMD. Ele comentou ainda as expectativas do sistema em relação à Resolução CMN nº 4994/2022, que já deveria estar revisada, tendo em vista a nova fase de elaboração de políticas de investimento das entidades.
O dirigente também falou das expectativas do Decreto nº 4942/2003, que após 20 anos, necessita de uma adaptação à nova realidade. Citou ainda as discussões que têm ocorrido em relação às Resoluções CNPC nº 35/2019 e CNPC nº 43/2021, além da CNPC nº 30/2018, que precisa de alguns ajustes.
Jarbas abordou a Resolução CNPC nº 39/2021, com relação à certificação profissional, que a Previc está atenta para adequá-la aos padrões de segmentação. Ressaltou também as expectativas positivas para a revisão do PGA, que fortalecerá as entidades para investirem no fomento. A parte tributária também foi destacada como um ponto que necessita de mais atenção, para que as atividades previdenciárias tenham um olhar de incentivo.
“Foi um encontro bastante positivo, saímos com vários pontos para a melhoria do setor. O segmento está em um estágio muito bom de marcos regulatórios, percebemos esses aperfeiçoamentos”, ressaltou o Diretor-Presidente da Abrapp.
O encontro contou com a presença dos Diretores Vice-Presidentes da Regional Sudoeste, João Carlos Ferreira, e da Regional Sul, Regídia Frantz. Na abertura do encontro, eles destacaram a importância da troca de informações e o diálogo para o aperfeiçoamento da previdência complementar fechada.
Preocupação com a tecnologia – Um dos temas principais do encontro foi a necessidade de aplicação da tecnologia aos processos de gestão. “Ficou bem definido durante o encontro que as associadas possuem uma preocupação em relação a parte tecnológica, que já havia aparecido em outras reuniões. Também foi manifestada a necessidade de criar condições de fomento. Essa é uma atividade vista como muito importante, inclusive com o envolvimento dos patrocinadores. Ainda ficou claro nos debates a importância da educação previdenciária, principalmente voltada para os jovens. Esse é um trabalho grande e intenso que precisamos ampliar”, disse o Superintendente-Geral da Abrapp, Devanir Silva.
No Abrapp Itinerante, ele destacou algumas ações associativas, em especial, o documentário “Ressignificar a Previdência”, que possui o objetivo de trazer um novo olhar sobre a previdência complementar no Brasil. Em 5 episódios, especialistas e grandes nomes do setor exploram como o segmento afeta a vida dos brasileiros, com uma visão que vai além dos números.
Devanir apresentou ainda algumas parcerias, como o ProvaViva, ferramenta que utiliza inteligência artificial para auxiliar entidades na identificação de óbitos em tempo recorde, mitigando riscos e garantindo o pagamento apropriado dos benefícios. Também falou sobre o VidaClass, plataforma online que oferece uma nova forma de cuidar da saúde, proporcionando soluções completas de forma simplificada, com atendimento médico 24 horas por dia.
“Também estamos estudando outras alternativas para oferecer soluções tecnológicas. Temos um Grupo de Trabalho constituído especialmente para avaliar esse tema. Uma das nossas missões é justamente buscar novos meios para o uso intensivo de tecnologia”, completou.
Outros pontos abordados – Roberta Natale, Gerente de Educação Corporativa na Abrapp, destacou aspectos da UniAbrapp, que atualmente passa de 40 mil treinandos, confirmando o esforço para a qualificação profissional. Também comentou sobre o projeto “Previdência é Coisa de Jovem”, que por meio da contribuição de Cristiano Verardo, especialista da UniAbrapp, transmite princípios básicos de educação financeira e previdenciária para as novas gerações.
Cleber Nicolav, Diretor do ICSS, mostrou os avanços do instituto na certificação por experiência. Ele reforçou ainda a revisão que está sendo feita em relação a preparação das pessoas para as entrevistas e a oxigenação na parte de bancas e avaliadores, para incorporar visões que vão além da previdência complementar.
Carlos Alberto Pereira, Diretor-Presidente do Sindapp, falou sobre as atividades do sindicato, que estão sendo muito intensas nas convenções coletivas de trabalho, representando as entidades fechadas de previdência complementar. Ele citou também os estados em que o Sindapp tem participado.
Por fim, o Gerente da Dataprev, Ubiramar Mendonça apresentou a empresa, que está desenvolvendo uma parceria com a Abrapp no sentido de oferecer um banco de informações (data lake) que podem ser fundamentais na gestão de passivo das entidades.