Abrapp prepara publicação sobre avaliação de desempenho e remuneração dos órgãos estatutários das EFPC

Adriana de Carvalho Vieira

A Abrapp está finalizando a elaboração de uma publicação sobre avaliação de desempenho e remuneração estratégica dos membros dos órgãos estatutários (diretoria e conselhos) das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC). “O trabalho está relacionado com o eixo cinco do planejamento estratégico da Abrapp denominado ‘Gestão: A Maior das Tecnologias. É um trabalho conjunto de nossa comissão técnica com o Comitê de Gestão de Pessoas”, diz Adriana Carvalho Vieira (foto acima) Secretária Executivo do Colégio de Coordenadores da CT de Governança e Riscos da Abrapp.

Ela explica que o Comitê de Gestão de Pessoas finalizou um trabalho muito interessante sobre a avaliação dos dirigentes e profissionais, para avaliar sua qualificação, experiência e resultados a partir da utilização de critérios técnicos. “A qualificação é um fator fundamental para atuar em um mundo desafiador em que se exige a tomada de decisões cada vez mais complexas. O levantamento mostra que temos um caminho a trilhar muito importante”, comenta Adriana Carvalho. 

A Secretária Executiva cita também o Guia Onboarding de Conselheiros como outro material utilizado de base para a preparação para a nova publicação. O guia foi lançado no último mês de outubro pelas Comissões Técnicas de Governança e Riscos das Regionais Sudoeste de Nordeste da Abrapp – acesse o material na íntegra. “O Guia Onboarding tem a ver com o preparo dos novos conselheiros e avaliação do trabalho dos membros dos conselhos. É preciso que os dirigentes consigam vincular as metas relacionadas ao planejamento estratégico das entidades”, comenta Adriana. 

O Guia Onboarding tem a finalidade de auxiliar as áreas de governança, com apoio da área de gestão de pessoas das entidades, no desenvolvimento de um programa abrangente de integração de conselheiros. O objetivo é apoiá-los desde o momento da abertura do processo de indicação e eleição, habilitação, até a sua efetiva posse, e com isso recebê-los e orientá-los para que em conjunto e harmonicamente, possam trabalhar no desenvolvimento e crescimento da previdência complementar. 

Os materiais citados acima serão consolidados para a elaboração de uma publicação no formato de um guia. “Será um material robusto com reflexões profundas a respeito de pontos essenciais para o aperfeiçoamento da governança e da gestão das entidades. Sabemos que a qualificação dos gestores é fundamental para nosso negócio”, diz a Secretária Executiva das CTs de Governança e Riscos.  

Gestão de Pessoas – Simone Castelão (foto ao lado), Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp, reforça que o trabalho está relacionado com o objetivo de “incentivar a implementação de governança ágil nas EFPC”, presente no planejamento estratégico da Abrapp (eixo cinco). O comitê acabou de finalizar o estudo que tem como título a “Avaliação de Desempenho e Remuneração Estratégica para  avaliar os órgãos estatutários e estratégias de remuneração da alta gestão, visando aprimorar práticas de governança”.

“Finalizamos um estudo realizado junto às entidades do sistema de previdência complementar, explorando as práticas de governança adotadas pelo setor. A pesquisa considerou uma amostra diversificada, representativa em termos de porte, estrutura de governança e regime legal das entidades’, conta a Coordenadora do Comitê de Pessoas. 

Simone acrescenta que os resultados oferecem um panorama das metodologias aplicadas, identificando tendências, desafios e boas práticas que contribuem para o desenvolvimento e eficiência das organizações no setor.

O trabalho fará parte do Guia com orientações sobre práticas de governança, incluindo temas sobre avaliação e políticas de remuneração, por exemplo. “Ainda precisamos nos reunir para debater os temas que estão neste material, finalizar a formatação e realizar a divulgação”, explica Simone. Os temas tratados na publicação serão os seguintes:

Mecanismo de Autoavaliação e/ou Avaliação 360º nos Conselhos – Abordando que a alta gestão das Fundações tem sido cada vez mais demandada a aperfeiçoar a sua atuação e assumir novos desafios, em meio a cenários diversos, com o objetivo de alcançar o real potencial das modernas formas de gerir os negócios, combinando a transformação digital com as novas normas dos comportamentos organizacionais. Tudo isso em um contexto dinâmico e que requer ações e decisões rápidas e precisas.

Como o setor de previdência está avaliando os Conselhos – Este fator influencia diretamente as práticas de avaliação de desempenho, que precisam considerar as diferentes demandas de cada patrocinadora.

Recomendações para a avaliação de desempenho dos conselhos – A prática eficaz de AD permite a reflexão para se concentrar em trazer “uma lente estratégica e de longo prazo” e o fortalecimento de uma cultura de melhoria contínua, é a avaliação dos órgãos colegiados, a qual visa assegurar a criação de valor e aprimoramento da governança.

Políticas de remuneração e incentivos em todas as esferas da gestão e operação que fortaleçam a cultura de negócio – Diante da modernização de ofertas de novas soluções, as políticas de remuneração estão sendo remodelados para atender às novas demandas e para garantir a atração e a retenção desses profissionais as fundações precisam adotar estratégias que reflitam as expectativas e exigências.

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