Em reunião realizada nesta segunda-feira (7/04), o Comitê de Ética da Abrapp recebeu os novos membros do grupo escolhidos para o período de 2025-2027. Os integrantes já haviam tomado posse em fevereiro, junto com a nova gestão dos colegiados de Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp. Mas foi agora com a primeira reunião do ano que foram integrados os novos componentes ao comitê que são os seguintes: Fernando Pimentel (Fundação Atlântico), Érika Palma (OABPrev-SP) e Pedro Paulo Cunha (Eletros).
O Coordenador do Comitê, Mauro Figueira, deu as boas-vindas e destacou a continuidade do trabalho do órgão, mantendo a linha de atuação do grupo no período anterior. “Viemos realizando um trabalho colaborativo baseado na construção coletiva. Acreditamos que podemos contar com a contribuição de todos os membros deste grupo, que conta com a participação de dirigentes e profissionais muito experientes e de excelente capacitação”, comentou na reunião.
Além de Mauro Figueira, os demais membros do Comitê foram reconduzidos da gestão anterior. São eles: Armando Quintão Bello de Oliveira Jr (Prevcom MG), Carlos Frederico Rangel (Fapes) e Sandro Jacobsen Grando (BB Previdência). O Diretor Vice-Presidente da Abrapp, Alexandre Moraes, continua como responsável pelo Comitê junto à diretoria executiva da associação. O Comitê conta ainda com a participação do Superintendente Geral da Abrapp, Eduardo Lamers, que foi confirmado para continuar na função de Secretário Executivo do órgão.
Na reunião, Lamers realizou a apresentação dos documentos institucionais do Comitê para os novos integrantes, com destaque para o Código de Condutas Recomendadas para o Regime Fechado de Previdência Complementar e o Código de Ética da Abrapp, que foram revisados e publicados na gestão anterior. Ele apresentou ainda os resultados do planejamento estratégico da Abrapp para o período de 2025-2027. Também foram definidos os membros responsáveis pelo recebimento das comunicações provenientes do canal de denúncias da Abrapp.
Em seguida, Mauro Figueira conduziu a apresentação e discussão de um plano de ação do Comitê para 2025. A proposta visa definir as prioridades para o primeiro ano da nova gestão com a divisão de funções entre os integrantes. As prioridades foram sugeridas pelos membros na última reunião do grupo anterior realizada no final de 2024. Ao final, foi definido o calendário de reuniões para 2025, com a próxima reunião marcada para o próximo dia 19 de maio.