Folha de S. Paulo: Abrapp apresenta proposta de plano de previdência complementar para trabalhadores de aplicativos 

O Jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem sobre a proposta elaborada pela Abrapp e discutida com o Ministério da Previdência Social e plataformas digitais voltada para a criação de um plano de previdência complementar para motoristas e entregadores de aplicativos. Com o título “Associação arquiteta plano de previdência privada para trabalhadores de aplicativos”, a matéria foi publicada na edição desta segunda-feira (21/04) no caderno Folha Invest.

Segundo a Abrapp, a ideia é que diferentes plataformas (Uber, 99, iFood, entre outras) sejam incluídas na medida, o que possibilitaria ao trabalhador fazer contribuições a partir de cada corrida ou serviço prestado. Seria possível também fazer contribuições adicionais, além das plataformas que poderiam participar, diz a reportagem.

Segundo o Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, a proposta de uma previdência aos trabalhadores de apps é atender aos que não contribuem ou buscam complementar a aposentadoria. A proposta inclui também a possibilidade de proteção contra acidentes. 

“Seria um plano previdenciário com transferência de riscos. Haveria uma proteção adicional para a categoria, ou seja, além de formar um patrimônio para o futuro, eles teriam a cobertura em situações de risco, como acidentes”, diz Devanir em entrevista ao jornal. Para ele, o objetivo é que um modelo seja apresentado até o terceiro trimestre deste ano.

Segundo dados de 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1,5 milhão de pessoas trabalhavam por meio de aplicativos. Desses, 70,1% eram informais, o que corresponde a 1 milhão de pessoas. Apenas 39,8% desses trabalhadores contribuem para a previdência. 

Clique aqui para ler a reportagem da Folha de S. Paulo na íntegra.

Shares
Share This
Rolar para cima