Realizado nesta quarta-feira, 24 de abril, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, o Encontro Regional Centro-Norte e Nordeste reuniu dirigentes e profissionais das entidades associadas da Abrapp, além de representantes de órgãos reguladores, autoridades e especialistas do setor, para reforçar o calendário estratégico da associação com uma programação técnica robusta e espaço para debates institucionais, inovação e tendências de mercado.
A abertura contou com a presença de Murilo Xavier Flores e Roberto de Sá Dâmaso, Vice-Presidentes das Regionais Centro-Norte e Nordeste da Abrapp, respectivamente. Ao longo do dia, os painéis abordaram temas centrais como o reposicionamento estratégico da previdência complementar, os avanços regulatórios, o uso de inteligência artificial no mercado previdenciário e os desafios para o fomento do sistema.
A participação do Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, deu o tom do primeiro painel, que teve como tema “Ressignificar a Previdência”, reunindo também Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Previc; Alcinei Cardoso, Diretor de Normas da Previc; e Paulo Roberto Pinto, Secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social.
Durante sua fala, Ricardo Pena destacou a importância das ações de fortalecimento institucional e de imagem da previdência complementar, reforçando a percepção positiva do segmento para demonstrar seu papel estratégico na poupança de longo prazo e na estabilidade do país.
Também participou do encontro o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), que trouxe uma visão otimista sobre os efeitos da Reforma Tributária. Segundo ele, as mudanças aprovadas representam uma oportunidade para impulsionar a economia brasileira e fortalecer instrumentos como a previdência complementar.
No segundo painel, o tema da educação previdenciária foi abordado por Jarbas de Biagi, Diretor-Presidente da UniAbrapp, e Narlon Gutierre Nogueira, Subsecretário do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, com moderação de Roberto de Sá Dâmaso.
Na sequência, Cristiano Verardo, especialista da UniAbrapp, fez o lançamento do livro “Previdência é Coisa de Família”, apresentando a obra como uma ferramenta de aproximação do tema com os jovens e as famílias brasileiras.
O painel jurídico tratou das tendências legais e normativas, com a participação de Eduardo Lamers, Superintendente Geral da Abrapp; Patrícia Linhares, consultora jurídica da Abrapp; e Leandro Guarda, Procurador-Chefe da Procuradoria Federal da Previc, destacando os impactos regulatórios mais recentes do setor.
A programação da tarde foi aberta com a palestra de Helano Dias, Coordenador-Geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, que falou sobre estratégias para a gestão de ativos pelas EFPCs, com foco na diversificação e na sustentabilidade da dívida pública.
No painel seguinte, que debateu investimentos na era digital, participaram Andre Caetano, Fernando Galdi (ambos da Bradesco Asset) e Denison Martins Fernandes (BB Asset), com mediação do Diretor Vice-Presidente da Regional Centro-Norte da Abrapp, Silas Devai Junior. A discussão trouxe insights sobre o impacto da inteligência artificial e da inovação no mercado previdenciário.
Em seguida, o painel “Desafios para o Fomento da Previdência Complementar Fechada” reuniu Carlos Tejeda (Itajubá) e Wesley Crespo (Apoena), sob moderação da Diretora Executiva do ICSS, Liane Chaco, para discutir barreiras à ampliação do sistema e alternativas de engajamento e cobertura.
A mensagem institucional do Comitê de Ética foi apresentada por Sandro Jacobsen Grando, reforçando os princípios de integridade e autorregulação do setor.
Fechando a programação, o painel “IA e Open Pension: ferramentas para eficiência, escalabilidade e inovação nas EFPC” apresentou soluções práticas e visões sobre o uso de tecnologia para gestão e comunicação. Participaram Fábio Corrêa, Co-Fundador da Previland; Élcio Nóbrega Junior, Coordenador Suplente da Comissão Técnica Sul de Governança e Riscos da Abrapp; e Cristina Schimidt, especialista da UniAbrapp e Fundadora e CEO da leValen; com moderação de Murilo Xavier Flores.
Os Encontros Regionais são uma realização da Abrapp com o apoio institucional da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio ouro: Bradesco Asset Management. Patrocínio prata: Apoena, BB Asset e Itajubá Administração Previdenciária. Patrocínio bronze: HMC Capital, Opportunity e Trígono Capital. Apoio: Bahia Asset Management e BNP Paribas Asset Management.