Entrevista – Dois anos de gestão: consolidação, inovação e engajamento

Há dois anos à frente da Prece, o Diretor‑Presidente Antonio Carneiro tem conduzido um processo de consolidação institucional pautado em inovação e transparência. Nesta entrevista publicada no informativo “Fique por Dentro” (edição nº 53), o dirigente compartilha os principais resultados alcançados e os próximos passos para fortalecer ainda mais o engajamento dos participantes. 

 

Fique por Dentro: Ao completar dois anos à frente da Prece, quais conquistas você destaca nesse período?

Antonio Carneiro: Nestes dois anos de gestão consolidamos pilares fundamentais para a perenidade da Prece. Avançamos significativamente na implantação do nosso Planejamento Estratégico 2024–2028, estruturado com a forte participação e dedicação dos nossos gestores. Além disso, obtivemos o Selo de Governança em Investimentos da Abrapp. Um selo que entre 300 entidades apenas 10% (30 entidades) possuem, o que demonstra a sua complexidade. Resultado direto do nosso compromisso com a ética, transparência e responsabilidade na gestão dos recursos previdenciários. Atingimos, ainda, o recorde histórico de adesões ao Plano Prece III, reflexo de uma campanha proativa, eficaz e da confiança renovada na entidade.

 

Fique por Dentro: A Prece iniciou o ano de 2025 numa nova sede. Qual o impacto da mudança para colaboradores e participantes? 

Antonio Carneiro: A nova sede representa mais do que uma mudança física. É um símbolo da transformação institucional da PRECE e foi uma das prioridades da minha gestão. Agora estamos em um espaço mais moderno, acessível e seguro, com estrutura adequada para receber nossos participantes e patrocinadores – atuais e futuros – e garantir um ambiente de trabalho mais produtivo e acolhedor para nossos colaboradores. Além disso, de acordo com as estimativas realizadas, a mudança impactará na redução de custos em cerca de R$ 400 mil anuais, considerando a redução dos custos fixos e o recebimento de aluguel. Tudo isso vem sendo planejado desde o início da minha gestão como uma das metas estratégicas e cumpre um papel relevante na consolidação da nova fase da entidade. 

 

Fique por Dentro: Como o Planejamento Estratégico está influenciando o futuro da Prece?

Antonio Carneiro: O Planejamento Estratégico é o nosso mapa. Ele orienta nossas decisões, define prioridades e sustenta cada iniciativa implementada. A integração entre as áreas, o foco em governança, inovação e comunicação têm sido diferenciais importantes. O Comitê de Planejamento Estratégico formado pelos gerentes e substitutos das áreas possui reuniões mensais e a evolução pode ser acompanhada por toda equipe da Prece através da intranet. A cada meta atingida, consolidamos a Prece como uma entidade cada vez mais sólida, transparente e preparada para o futuro. 

 

Fique por Dentro: Qual objetivo da criação da Comissão Comercial, realizada em dezembro de 2024? 

Antonio Carneiro: A captação de novos Patrocinadores é uma prioridade da minha gestão. A comissão foi criada para dar corpo com o objetivo dessa captação, planejando e executando melhorias internas, realizando pesquisas de mercado e criando estratégias para otimizar a atuação do Executivo de Vendas, responsável pelo relacionamento externo. Hoje já estamos com nosso book de vendas e material de divulgação em eventos prontos. Nosso próximo passo será a abordagem de empresas do segmento de Saneamento, com a participação no 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) junto com a nossa patrocinadora CEDAE. 

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.

Shares
Share This
Rolar para cima