Entrevista: Cristiano Verardo fala sobre a importância de manter uma Atitude Previdente

A chamada “Atitude Previdente” é um conceito amplamente explorado no livro “Previdência é Coisa de Família”, escrito por Cristiano Verardo, Diretor da Vexty, especialista da UniAbrapp e criador da personagem Marisele Previdente. A proposta é integrar educação financeira, previdenciária e planejamento familiar. 

As Atitudes Previdentes apresentadas na obra visam orientar as famílias na construção de um plano de previdência, além de contribuir para um cotidiano mais equilibrado e bem-sucedido.

Em entrevista exclusiva ao Blog Abrapp em Foco, Cristiano compartilha as motivações que o levaram a escrever o livro, ressalta a importância de pensar na previdência desde cedo e reforça a necessidade de cultivar uma Atitude Previdente. 

“Uma Atitude Previdente possui a intenção de antecipar-se a problemas futuros, de se prevenir e tomar precauções. É o oposto da atitude negligente, por exemplo”, explicou em trecho da entrevista. Confira a seguir na íntegra:

 

Blog Abrapp em Foco: O que te motivou a escrever o livro “Previdência é Coisa de Família”?

Cristiano Verardo: A principal motivação foi conseguir levar o tema da previdência ou da preparação para o futuro ao maior número possível de pessoas e famílias. Atualmente, o nosso nível de influência e despertamento é bastante limitado. Com um livro, principalmente como esse, de linguagem simples e cheio de histórias sobre a Atitude Previdente, é possível ganharmos mais atenção de pessoas, veículos da imprensa e empresas. Assim, mais pessoas e famílias serão expostas a tudo isso e, muito provavelmente, serão despertadas para fazer alguma coisa a respeito do planejamento financeiro.

Blog Abrapp em Foco: No livro, você aborda o conceito da “Atitude Previdente”. Pode explicar o que significa? 

Cristiano Verardo: Todos deveríamos almejar uma aposentadoria digna. Para que isso se realize, em uma economia capitalista, é muito importante construir uma reserva de dinheiro para ajudar no futuro, ou seja, esse dinheiro deve ser poupado disciplinadamente. Por isso, é necessário que a gente viva uma vida com mais prudência em relação ao uso de nossos recursos. Nesse contexto, a Atitude Previdente aparece. 

Uma atitude é, basicamente, um comportamento, uma forma de agir ou reagir, planejada ou não, mas motivada por uma disposição interior. Atitude também é uma maneira, escolhida pela pessoa, para se comportar perante determinadas situações ou conjunturas. Uma Atitude Previdente é tudo isso, mas com a intenção de antecipar-se a problemas futuros, de se prevenir e tomar precauções. É o oposto da atitude negligente, por exemplo.

Blog Abrapp em Foco: A personagem Marisele Previdente tem grande destaque no livro. Como ela surgiu e qual mensagem busca transmitir? 

Cristiano Verardo: A Marisele Previdente tem grande destaque no livro e ainda mais na minha vida. Um dia, fazendo uma reflexão da vida no final de 2022, pensei em como a previdência e todo esse conhecimento que eu chamo de Atitude Previdente transformou a vida da minha família. Tudo que a previdência me educou e tudo que eu aprendi sobre isso foi, tem sido e ainda será decisivo para mim, minha esposa e minhas filhas. Com esse pensamento, eu concluí que previdência é coisa de família. Logo depois desse insight a Marisele foi apenas a materialização deste processo criativo.

A principal das mensagens que a Marisele Previdente passa para todos nós é: “alguém precisa dar as más notícias para as pessoas sobre as dificuldades que elas herdarão de si mesmas quando chegarem à aposentadoria”. Eu sempre repito que as pessoas precisam se preparar bem, e o mais rápido possível. O tempo está chegando e precisamos nos organizar o quanto antes.

Blog Abrapp em Foco: Quais são as expectativas sobre o impacto da obra?

Cristiano Verardo: Sem dúvida alguma é que as Atitudes Previdentes expostas neste livro ajudem indivíduos ou famílias a construírem um plano de previdência. Espero que o leitor se identifique, se questione, se emocione, reflita, provoque mudanças e, por fim, permita-se ser provocado.

Eu sei que uma aposentadoria digna não acontece por acaso. Acredito em uma aposentadoria dinâmica e contributiva, como resultado de escolhas feitas e de decisões tomadas ontem e hoje. Previdência é um projeto familiar, e um importante primeiro passo pode começar pela leitura do “Previdência é Coisa de Família”.

Blog Abrapp em Foco: Como a falta de educação financeira e previdenciária impacta a construção de uma aposentadoria?

Cristiano Verardo: Impacta principalmente por que, por óbvio, a educação financeira e previdenciária oferece informações, técnicas, ferramentas, provocações e dicas para melhor lidarmos com planejamento, dinheiro, investimento, tomada de decisão e gestão de riscos. Mas, infelizmente, educação financeira e previdenciária não é tudo, pois ela não substitui o protagonismo do indivíduo ou da família! Além de buscar esse conhecimento, é absolutamente fundamental colocá-lo em prática.

Blog Abrapp em Foco: Em que momento da vida as pessoas deveriam começar a pensar em planejamento previdenciário?

Cristiano Verardo: Com a revelação de várias Atitudes Previdentes presentes no livro, posso afirmar sem dúvida que o melhor momento é hoje, independentemente se a pessoa tem 12 ou 40 anos, por exemplo. Claro que planejamento previdenciário para uma criança ou para um jovem terá um significado diferente do que para um adulto, mas o fato é: a adoção de Atitudes Previdentes na vida já é um grande passo na construção de uma consciência previdenciária.

Blog Abrapp em Foco: De que forma o apoio institucional da Abrapp e UniAbrapp potencializa a disseminação da Atitude Previdente?

Cristiano Verardo: O apoio da Abrapp e da UniAbrapp é fundamental. O livro, sem esse apoio, seria “mais um entre milhares de títulos” nas plataformas digitais e nas prateleiras das livrarias. Agora, tendo a Abrapp e a UniAbrapp como apoiadores institucionais e culturais, é outra coisa. A associação e seu braço educacional tem promovido o conteúdo de “Previdência é Coisa de Família” como parte do seu planejamento estratégico, dando ainda mais realidade à sua nobre missão de levar a consciência previdenciária para milhões de brasileiros.

Shares
Share This
Rolar para cima