Curso da UniAbrapp apresenta as principais características da previdência complementar para jornalistas

Ocorreu nesta terça-feira, dia 12 de agosto, a primeira aula do curso “Jornalismo Direto ao Ponto: Entendendo a Previdência Complementar”, promovido pela UniAbrapp. O treinamento aconteceu em formato online e ao vivo, das 14h30 às 15h30. Já na sua primeira edição, o curso contou com número recorde de inscritos, superando a marca de 180 inscrições, sendo 55 jornalistas da mídia externa e os demais profissionais das Associadas da Abrapp.

Participaram, da imprensa, Agência CMA, Agência Estado, Capital Aberto, Infomoney, O Estado de S. Paulo, Revista Oeste, Seu Dinheiro, TV Bahia, Universo do Seguro, Valor Econômico, Zero Hora, TV Cabo Branco (Globo Paraíba), TV Band, NeoFeed, Folha de S. Paulo, TV RBS (afiliada Globo em Santa Maria/RS), O Semanal Jornal, JBA Notícias, Diário de Taubaté, Terra/Estadão, Portal Made in MS, Correio Braziliense, Portal Panorama Seguro, Exame.com, E-Investidor, TV Globo RJ (BDRJ e RJTV), TV Record, Portal Chumbo Grosso, Exame, TV Globo (Rede InterTV afiliada no RJ), TV Globo RJ, Click Pb, Outliers Advisory Consultoria, UDI Em Pauta, Rádio Cafundó – CE, TV Metropolitana – PA, CQCS.

O objetivo do treinamento é compartilhar os principais conceitos e características da previdência complementar fechada, proporcionando informações para jornalistas e comunicadores efetuarem coberturas precisas sobre o tema.

“Sempre que realizamos uma pesquisa, percebemos que a questão central está na comunicação. É fundamental levar o conhecimento adiante, e a participação de vocês, comunicadores, é essencial para que essa informação chegue a todos os lugares, especialmente onde nós não conseguimos alcançar”, disse Jarbas Antonio de Biagi, Diretor-Presidente da UniAbrapp, durante a abertura do curso.

Ele também destacou que o propósito do segmento é entregar benefícios, tendo como meta principal a proteção social. Jarbas destacou que esse compromisso se materializa em contratos previdenciários que acompanham o indivíduo por décadas. 

“Estamos falando da sociedade brasileira. A poupança e o regime de capitalização são pilares fundamentais não apenas para o coletivo, mas para cada pessoa. O contrato previdenciário, ao longo do tempo, proporciona resultados valiosos”, disse.

A primeira aula foi conduzida por Eduardo Lamers, Superintendente Geral da Abrapp, que abordou temas como os regimes de previdência brasileiro, reforma previdenciária, o novo cenário da longevidade e características da previdência complementar.

A segunda aula acontecerá no dia 19 de agosto, sendo ministrada por Devanir Silva, Diretor-Presidente da Abrapp. Serão discutidas as características da previdência complementar fechada, abordando sua evolução histórica, estrutura e funcionamento, tipos de plano de benefícios, cenários e tendências, entre outros assuntos relevantes. 

A terceira e última aula será realizada em 28 de agosto, conduzida por Cleber Diniz Nicolav, Diretor Executivo do ICSS e Diretor Superintendente AETQ da Inovar Previdência. Será debatida a gestão de investimentos nas EFPC, abordando diretrizes e regras para aplicação de recursos, como funcionam os aportes e a rentabilidade, conceitos-chave, equilíbrio atuarial e ASG nos investimentos das entidades.

Shares
Share This
Rolar para cima