O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, participou do Encontro Nacional dos Diretores Regionais da Anabb – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, que aconteceu na última segunda-feira (26/08), em Brasília (DF). Ele realizou apresentação no painel que abordou os desafios e oportunidades da previdência complementar no Brasil.
A mesa também contou com a presença de Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Previc, e Marcel Barros, Presidente da Anapar e Vice-Presidente de Relações Funcionais da Anabb.
Devanir falou sobre o projeto de micropensões que será voltado para os 2,5 milhões de trabalhadores de aplicativos digitais. Além disso, apontou a necessidade de uma comunicação mais efetiva com a sociedade sobre o futuro. “O fundamental é educação previdenciária concreta, levar informação ao jovem. Nós não vamos vender mais plano de aposentadoria, nós vamos vender sonho”, afirmou.
Ricardo Pena falou sobre a atuação da Previc na supervisão do sistema de entidades fechadas. “A Previc sempre foi criticada por ter uma mão muito pesada. Estamos buscando um equilíbrio, pois nosso papel é proteger o participante e o aposentado”, explicou.
Marcel Barros reforçou a necessidade de uma expansão responsável. “A expansão é necessária, mas os novos planos precisam garantir que cumpram o papel previdenciário”, disse. Ele também reforçou a importância de formar novas gerações. “Se a gente não tiver educação previdenciária de verdade, as pessoas não vão confiar no sistema. Previdência não é só produto financeiro, é proteção para o futuro”, completou.
Sobre o evento – O encontro contou com a presença dos Diretores Regionais e Conselheiros Fiscais da Anabb, que discutiram o papel da entidade na modernização e na defesa dos direitos dos associados. Na mesa de abertura, estavam presentes Valmir Camilo, Presidente da associação, William Bento, Presidente do Conselho Deliberativo, e Edson Branco, Presidente do Conselho Fiscal.
O encerramento do evento deu-se com a ida até a Câmara dos Deputados para participação no lançamento da Frente Parlamentar Mista da Previdência Complementar. O ato de lançamento da frente reuniu mais de 200 pessoas entre parlamentares, dirigentes de entidades fechadas e do órgão regulador, representantes da Abrapp e demais entidades associativas e da sociedade civil – saiba mais.