13º Conancep inicia com presença de autoridades do setor de previdência e conta com mais de 450 participantes

Com mais de 450 participantes, o primeiro dia do 13º Congresso Nacional da Ancep – Conancep marcou o retorno do importante evento que tem como objetivo disseminar conhecimento da parte contábil e temas que ajudem as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) a cumprirem com as regulações do setor.

O 13º Conancep teve início na quarta-feira, 23 de agosto, e se estenderá até sexta-feira, 25 de agosto, em formato presencial, no Rio de Janeiro (RJ), com apoio institucional da Abrapp, Sindapp, ICSS, UniAbrapp e Conecta. A abertura oficial contou com uma mesa com o Presidente da Ancep, Roque Muniz de Andrade, composta por várias autoridades.

Entre os presentes estava Paulo Roberto dos Santos Pinto, Secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social; Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Previc; Narlon Gutierre Nogueira, Diretor do Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar, e demais autoridade nacionais do segmento contábil. O Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biaggi, compôs a mesa representando o segmento das EFPC.

“A solenidade de abertura apresentou boas perspectivas para o segmento, além de melhorias e avanços nos aspectos técnicos”, disse Biagi. Na abertura, o Presidente da Abrapp destacou o caráter protetivo da Previdência Complementar Fechada, uma qualidade comprovada pelo fato de ser a única que paga anualmente com toda a regularidade mais de R$ 80 bilhões em benefícios a quase 1 milhão de assistidos.

Também na fala de abertura, Roque Muniz destacou que a reunião de tantos especialistas no evento é uma demonstração da elevada qualificação dos profissionais do sistema. Narlon Nogueira também sublinhou a alta qualificação da gestão das EFPC. 

Paulo Roberto reforçou os posicionamentos e mencionou que o país passa por um novo momento em matéria de valorização da questão previdenciária, no sentido do cuidado com as pessoas.

Ao tratar dos temas que devem ser priorizados pela Previc, Ricardo Pena reiterou que as discussões sobre o Decreto 4942 e marcação a mercado, entre outras questões que vêm sendo objeto de revisão da autarquia, estão na lista. 

Além disso, o primeiro dia foi composto por painéis que trataram da contabilização de equacionamento de déficit e distribuição de superávit; planejamento normativo e aspectos contábeis para as EFPC; com presença da Previc, além da Palestra Magna conduzida pelo Superintende Geral da Abrapp, Devanir Silva.

Com o tema “A Previdência do Futuro”, Devanir Silva apresentou o histórico do segmento, as perspectivas para o futuro e quais os melhores caminhos para fortalecimento do setor, com novos participantes, novas patrocinadoras, novos instituidores e um novo modelo para as entidades e os operadores de benefícios.  

12º Prêmio Ancep – O primeiro dia do Conancep também contou com a entrega do 12º Prêmio Ancep, que agraciou EFPCs como fomentadoras do sistema, além de dirigentes de entidades. O Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva, esteve entre os premiados, além do Diretor-Superintendente da Previc, Ricardo Pena. O Presidente da Ancep, Roque Muniz, também foi homenageado.

O 13º Conancep continua nos próximos dias, com discussões relevantes sobre o governança tributária; governança e controle; política da gestão e informações de investimentos; novos desafios da contabilidade; transformações nos planos de benefícios; processos, modelos e ferramentas envolvendo controles e fluxos de informações; e apuração do valor justo de instrumentos financeiros sem “mercado ativo”, entre outros.

Shares
Share This
Rolar para cima