A última palestra do 3° Seminário Dever Fiduciário, realizado nesta quarta-feira, 28 de setembro, através de plataforma virtual, teve como tema “O futuro das melhores práticas ESG na gestão de ativos imobiliários – Visão internacional”. Com realização da Abrapp e do Sindapp, a agenda do evento promoveu a discussão sobre a adoção de práticas sustentáveis e éticas, em seus diversos aspectos e conceitos mais amplos e contou com a participação de mais de 800 participantes inscritos.
O palestrante do último painel foi Marcello Rodrigues Leone, Diretor de Capital Markets Brasil da GTIS Partners, que contou o “case” de sua asset na aplicação de critérios ambientais, sociais e de governança dos imóveis.
O executivo contou o “case” do edifício Infinity Tower, em São Paulo, que implantou um projeto para a redução de lixo não-reciclável. “Percebemos que era necessário realizar uma campanha de conscientização com os inquilinos. Com cada um deles fizemos um trabalho de educação para como melhorar a reciclagem do lixo”, disse.
Foi comprada uma balança industrial para pesar os materiais com o objetivo de mensurar a evolução de cada tipo de lixo. O resultado é que o lixo não-reciclável caiu quase pela metade. Antes eram produzidas cerca de 40 toneladas ao ano de rejeitos não-recicláveis no início do ano, que foram reduzidas para cerca de 23 toneladas.
Outro “case” importante é do edifício Vista Guanabara, no Rio de Janeiro. “Quando começamos a monitorar os indicadores, percebemos que poderíamos reduzir o consumo de energia elétrica”, comentou Leone. Foram vistoriados todos os equipamentos elétricos no prédio. Vários deles estavam mal regulados. Uma das ações foi o desligamento de elevadores em horários noturnos. Foi reduzida a iluminação da garagem fora do horário comercial. Foram instalados sensores de luz. A redução do consumo foi de 14%.
Esse tipo de iniciativas e outras ações desenvolvidas na gestão de ativos imobiliários da asset, provocaram um aumento das pontuações de rating ESG dos fundos imobiliários. “Percebemos que estávamos no caminho certo. Mas o resultado não parou por aí”, comentou o Diretor da GTIS Partners. Em novos empreendimentos que tenham participação da asset, serão desenvolvidas ações que apliquem os critérios ASG na gestão dos imóveis.
O 3º Seminário Dever Fiduciário contou com patrocínio ouro da JGP Asset Management e da GTIS Partners; e patrocínio bronze da Apoena.
Acompanhe a cobertura completa do evento no Blog Abrapp em Foco.