3º Encontro de Gestão de Pessoas: Transformação digital pode colaborar com a otimização da área de Recursos Humanos

A transformação digital tem gerado um impacto significativo na área de Recursos Humanos (RH) das organizações, revolucionando a forma de lidar com os processos e pessoas. Esse foi o tema abordado na Talk 10 do 3º Encontro Nacional de Gestão de Pessoas. O evento é uma realização do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp e teve início no último dia 13 de setembro, com a participação de cerca de 300 pessoas, encerrando sua programação nesta sexta-feira.

A moderadora da palestra, Luciana Nogueira, membro do Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp, ressaltou que a tecnologia é um meio para facilitar o trabalho realizado por pessoas, liberando tempo que poderá ser utilizado de maneira estratégica nas empresas. “Assim, as necessidades individuais dos colaboradores estarão presentes na agenda diária e, com isso, podemos ter um resultado sustentável, seguindo para o crescimento de nossa principal missão”, comentou.

A Gerente de Planejamento de Produtos na LG Lugar de Gente, Sáttila Éricka Alves da Silva, destacou que esse tema deve ser encarado com uma visão de oportunidade, principalmente em otimizar processos para não se prender em rotinas desgastantes que poderiam ser feitas de maneira mais prática e simples, dando maior foco as pessoas.

“Na área de RH, a transformação digital está impactando e ajudando nos desafios diários. O principal ponto é a automação de processos, atividades rotineiras operacionais ou braçais poderiam ser otimizadas. Ganhamos mais tempo e diminuímos o esforço gasto na execução dessas tarefas”, explicou.

A especialista comentou ainda que as ferramentas digitais podem ser utilizadas como apoio na aquisição de talentos, por meio de softwares que ajudam a filtrar os principais pontos de aderência nos perfis de currículos. Isso contribui para diminuir o volume de candidatos a serem avaliados.

Outra forma de utilização é o apoio da tecnologia no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. “O tempo está cada vez mais corrido e possuímos menos espaço na agenda para dedicar a uma atividade formal de treinamento. Hoje, é preciso que esse conhecimento seja realizado de forma orgânica e rápida. Cursos online e webinars, por exemplo, permitem que os funcionários acessem conteúdos de desenvolvimento profissional de forma flexível”, disse.

Sáttila abordou ainda como a tecnologia está engajada no monitoramento do desempenho do colaborador, contando com softwares e aplicativos que permitem a definição de metas claras, feedback contínuo e a avaliação de resultados em tempo real. Outro ponto discutido foi como a tecnologia ajuda na promoção da diversidade e inclusão nas empresas, por meio da análise de dados que identificam possíveis vieses nos processos de recrutamento.

O 3º Encontro Nacional de Gestão de Pessoas é uma realização da Abrapp com o apoio institucional da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Ouro: LG Lugar de Gente – Sistemas Humanos e Walking The Talk. Patrocínio Bronze: Arual Turismo.

Shares
Share This
Rolar para cima