Partindo de uma visão positiva sobre o conceito de caos, o especialista Alberto Roitman, Co-fundador do Podcast Caos Corporativo, orientou como gerar resultados a partir da construção da imagem, da identidade e da reputação. O tema foi apresentado na Talk “Comunicação 5.0 – Métodos para a construção da melhor experiência com o cliente” do 3º Encontro Nacional de Inovação & Criação de Valor – realizado através de plataforma online pela Abrapp, que acontece nos dias 30 e 31 de agosto, com término no dia 1º de setembro. Com o tema central “Reinventando a Previdência Complementar: Tendências, Desafios e Oportunidades de Inovação e Criação de Valor”, o encontro conta com a participação de mais de 300 profissionais do setor de previdência complementar.
A mediação da palestra foi realizada por Renata Marques, membro da Comissão Técnica Regional Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp. “Quando pensamos em caos, logo nos remete a desordem, desorganização ou bagunça. Mas é justamente desse caos que podem surgir as melhores ideias. Nós que somos da área de comunicação, sabemos que o caos pode nos impulsionar para que possamos criar novas soluções”, disse a mediadora.
Alberto Roitman introduziu o tema com o contexto da sociedade atual que é permeada pela enorme quantidade disponível de informações. “Vivemos em um mundo com excesso de informações, que alguns consultores têm utilizado o termo infoxicação”, disse. Ele citou que uma pessoa recebe em média 1500 informações por dia, tendo como desafio de como digerir tantos dados sem sucumbir. Junto com a quantidade, também é perceptível a superficialidade da maioria das informações. Ou seja, há predominância de informações com pouca profundidade. Este cenário é propício à proliferação das chamadas Fake News, pois não há muito tempo e disposição para a checagem das fontes e dos dados.
Por outro lado, o cenário atual favorece também o nascimento do conceito de sociedade fraterna, no qual as injustiças devem ser reparadas rapidamente. Ele deu como exemplo a utilização do VAR que visa a tomada de decisões corretas dos juízes nos esportes. Outro exemplo, é a tendência e fortalecimento de atitudes de reparação de problemas históricos com o respectivo resgate da importância das relações humanas. Somado a isso, ocorre também o fortalecimento da consciência ambiental que atinge patamares recordes.
Agilidade na comunicação – Diante do cenário atual, Alberto Roitman defendeu que a comunicação é uma ferramenta que deve reagir rápido a tudo isso. Ele disse que a comunicação através da fala, da escrita ou do áudio tem a capacidade de gerar resultados, de produzir monetização e oportunidades de negócios quando utilizada adequadamente. Para isso, é necessário desenvolver o conceito de Comunicação 5.0 que se apóia em três aspectos: consolidação de imagem, construção de identidade e reputação positiva.
O primeiro ponto indica que é preciso cuidar da imagem própria. “É preciso investir na consolidação da minha imagem de mercado”, disse o especialista, dando como exemplo, a trajetória do ator global Lima Duarte. Em segundo lugar, é necessário construir uma identidade, que tem a ver com o que as pessoas sentem de você. “A identidade exige que as pessoas tenham opinião a meu respeito e quais sentimentos desperto nelas. Para isso, tenho de me posicionar, se possível com uma opinião baseada em fatos e dados”, orientou.
O terceiro aspecto tem a ver com a reputação, que é um elemento capaz de gerar valor. “É a parte mais crítica. Como farei que as pessoas me comprem, que possam me contratar, que possam me convidar”, disse. A reputação tem a ver com a conversão da relação em negócios. O especialista disse que não basta ser apenas muito conhecido, mas não ser chamado para nada, para nenhum projeto. E citou novamente o exemplo do ator Lima Duarte, a quem atribui uma reputação positiva que certamente o leva a receber muitos convites, por exemplo, para publicidade, para papéis na TV, entre outras atividades.
Com isso, a Comunicação 5.0 quando bem utilizada, provoca o aumento de uma rede de relações de primeiro grau, formada por pessoas que decidem a seu favor. Ele explicou que a rede de primeiro grau é a mais importante. É diferente de uma rede de segundo grau, que é formada por pessoas que podem oferecer ajuda, mas que não decidem por você. Já a rede de terceiro grau, que muitas vezes nem conhecemos as pessoas, não faz diferença.
O 3º Encontro Nacional de Inovação e Criação de Valor é uma realização da Abrapp com apoio da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Ouro: Sinqia.