3º Encontro Inovação e Criação de Valor: Especialista desenvolve app ao vivo por meio de plataforma sem código

Em um mundo cada vez mais automatizado e digital, ter aplicativos que ajudem a fazer a melhor entrega possível aos clientes se torna essencial. Muitas vezes, há barreiras burocráticas ou até financeiras que acabam impedindo algumas empresas de desenvolverem esses recursos. Mas o mercado já oferece alternativas mais simples e rápidas.

Foi com esse intuito que o 3º Encontro Nacional de Inovação e Criação de Valor realizou uma palestra específica sobre o uso de plataforma de desenvolvimento de aplicativos com pouco ou nenhum código. A Talk “Hand On: Construindo Sistemas e Aplicativos No Code” foi apresentada nesta quinta-feira, 31 de agosto, segundo dia de evento, que segue com programação até o dia 1º de setembro.

“Desenvolver aplicativos e sistemas tem se tornado complicado, por mais que existam tecnologias abundantes. É algo burocrático. Com a velocidade dos negócios, precisamos achar alternativas para desenvolver coisas rápidas e aproveitar oportunidades de mercado, algo barato, simples, com entregas semanais”, disse Glauco Milhomem, Coordenador Suplente da Comissão Técnica Regional Sul de Inovação e Tecnologia da Informação da Abrapp

O desenvolvimento “low-code” ou “no-code”, ou seja com pouco ou nenhum código, já é uma alternativa ao desenvolvimento tradicional de software e pode ser utilizada por profissionais que não são da área de programação. As soluções sem código permitem que pessoas sem conhecimento em desenvolvimento possam criar um seu aplicativo de maneira rápida.

E para demonstrar isso ao vivo, Gabriel Barbosa, Arquiteto de Soluções da Microsoft a Power Platform, fez uma apresentação mão na massa da criação de um app em tempo real.

Primeiramente, ele apresentou as soluções da Microsoft, sendo elas: desenvolvimento de websites (Power Pages); criação de apps (Power Apps); automação de processos (Power Automate); análise de dados (Power BI), conversas inteligentes (Power Virtual Agents) e plataforma de dados (Dataverse).

Em seguida, Barbosa detalhou como funciona o Power Apps. A apresentação foi prática e técnica do passo a passo de um aplicativo, usando como exemplo um app sobre controle de sala. Segundo ele, a plataforma traz fórmulas muito parecidas com o Excel para criar os comandos desejados.

Ele mostrou ainda modelos e estruturas de automação sem código para criar algumas funcionalidades, construindo, assim, três aplicações ao vivo durante o evento.

“Os aplicativos são para uso corporativo e interno, sendo necessário passar pelo login e senha do Office 365. Ao criar o aplicativo, é possível selecionar as pessoas que podem utilizá-lo, mas sempre pensando no uso corporativo interno, que é o propósito da ferramenta”, espoliou Barbosa.

Segundo Glauco Milhomem, ter essa possibilidade dentro das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) é uma oportunidade dentro de um ambiente que não é somente de transformação digital, e sim de transformação humana. “Nós vamos gerar bons comandos ao criar essas tecnologias”, disse.

O 3º Encontro Nacional de Inovação e Criação de Valor é uma realização da Abrapp com apoio da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Ouro: Sinqia.

Shares
Share This
Rolar para cima