“Em um futuro que não está distante, vamos lidar com as tecnologias de forma tão natural e isso trará imensa transformação e facilidades”. Foi assim que Renata Tognozzi, Especialista de Negócios da Sinqia, abriu na manhã desta quinta-feira, 20 de outubro, a palestra técnica voltada ao tema “Tecnologias Exponenciais e seus Impactos sobre a Previdência”, no 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). Ao seu lado, Renata Coutinho, COO de Previdência da Sinqia, encarregou-se de mostrar o quanto essa previsão está perto de acontecer, ao informar o quanto o fundo de pensão dos servidores públicos do Japão utiliza hoje pesadamente de Inteligência Artificial (IA) ao investir.
E com certeza não faltará espaço para emprego dessas novas tecnologias em nosso sistema. Mesmo que mais distante, com tanto compartilhamento de informações é possível antever o dia em que os atuários poderão trabalhar com tábuas feitas quase sob medida para cada participante. “Não é para já, mas esse é o futuro do nosso sistema”, observou Renata Coutinho.
Mas há outras aplicações já parcialmente disponíveis e que irão sendo gradualmente colocadas no mercado nos próximos meses e anos. Sem dúvida uma boa notícia para uma previdência complementar fechada que, ao se reinventar, se flexibiliza e lança novos produtos, que assim chegarão ao mercado já contando com essas novas tecnologias.
As tecnologias exponenciais não só reduzirão os custos envolvidos na captura de novos participantes, como permitirão melhorar as propostas que chegarão até eles, ao torná-las mais próximas das demandas pessoais de cada um.
A disponibilidade de tecnologias tornará possível um salto no recadastramento e prova de vida em particular, da mesma forma como na leitura, controle e checagem de documentos. Foi relatado o caso de multa que precisou ser paga à Receita Federal pelo não envio de uma declaração por falha humana. Isso será facilmente evitável sem a necessidade de que uma terceira ou até uma quarta pessoa seja envolvida no ato de checar.
O uso mais intenso de tecnologia tem por certo muito a contribuir para elevar o grau de segurança. Foi narrado o caso de hacker que invadiu o e-mail do participante de plano e a partir daí conseguiu fazer um pedido de saque total das reservas e foi atendido pela entidade. A história acabou tendo um final feliz porque no último momento o banco estranhou a operação e não efetuou o pagamento indevido.
E, se não falta demanda para essas novas tecnologias, menos ainda oportunidades para que os dirigentes e profissionais de entidades se interessem por elas. Não demora e o Metaverso estará chegando para que as pessoas possam entrar e trabalhar no mundo virtual com réplicas do virtual. Isso provavelmente vai reduzir custos, ao permitir “testes” com protótipos fáceis de fazer.
Ao mesmo tempo em que a audiência está garantida. Entre os anos de 2019 e 2021 o número de pessoas que acessam à internet cresceu nada menos de 81%. No mesmo período, o contingente de idosos aumentou 42,6 %.
Clique aqui para acessar a programação completa!
O 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada é uma realização da Abrapp, com apoio de ICSS, Sindapp, UniAbrapp e Conecta. Patrocínio diamante: BB Asset Management, BTG Pactual, Credit Suisse e Sinqia. Patrocínio ouro: Aditus, BNP Paribas Asset Management, Bradesco, BV Asset, Galapagos Capital, Gama Investimentos, Giant Steps Capital, Itajubá, Itaú, MAG, Mercer, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investiments, Sul América Investimentos e XP. Patrocínio prata: AZ Quest, Bahia Asset Management, Banco Pan, BlackRock, Brasil Capital, FuturoTech, Global X, GTIS Partners, JGP, J.P. Morgan Asset Management, Maps + Data A, Market Axess, M Square, Patria, Plural Gestão, Schroders, Trígono Capital, uFund e Vinci Partners. Patrocínio bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Claritas, Constância Investimentos, Daycoval, Fator, Franklin Templeton, Mapfre Investimentos, Método Investimentos, PRP, Quantum, RJI Investimentos, Venko Investimentos e Trust Solutions.