Os cenários de incerteza, alavancados pelo advento da pandemia, não representam apenas maiores riscos de prejuízos para o setor de seguros e previdência. Ao contrário, o aumento dos riscos pode abrir espaço para novas oportunidades para o mercado. Essa foi a observação de Carolina Vieira, Diretora de Parcerias Estratégicas da MAG Seguros, durante a palestra técnica “Oportunidades na área de seguro e previdência no Brasil e no mundo”, apresentada nesta quinta-feira (19), durante o 44° CBPP.
A especialista apontou que, se configurarmos esses acontecimentos como um cenário de oportunidade, é possível criar um case de sucesso com base na análise do fenômeno da mobilidade social. De 2000 a 2022, houve uma transição de quase 11 pontos percentuais na classe média, saindo de 36% para 47%. Utilizando como exemplo a Pirâmide de Maslow, a palestrante demonstrou que, quanto mais pessoas lincadas à classe média, maior o público de consumidores que pensam em proteção. Isso porque na base da pirâmide predominam as necessidades básicas das classes D e E. Quando se começa a ter um poder aquisitivo melhor, surge o pensamento do segundo estepe da pirâmide, que é a segurança.
Além disso, hoje surgem impactos nas relações de trabalho. No passado, se via com frequência dois tipos de relações: formal e informal. Com o tempo, essas relações foram mudando e se modernizando. Atualmente, temos muitas formas diferentes de relações de trabalho no meio autônomo. Isso já era uma realidade e foi impulsionada ainda mais pela pandemia. Carolina explicou que isso se torna uma oportunidade porque o trabalhador autônomo permanece sem a cobertura da Previdência Social, mas é um público que pode investir em previdência complementar.
Saúde e longevidade – Os novos cenários também ajudaram a criar oportunidades na área de saúde. Com a pandemia, as pessoas se sentiram mais vulneráveis e retomaram as suas contratações em planos e seguros. Novas portas se abrem com a criação de propostas e alternativas para esse público, que podem se relacionar com a preservação do patrimônio de previdência.
“Enquanto companhia seguradora, tínhamos para oferecer ao nosso público uma vertical que chamamos de bem-estar, no qual temos a oportunidade de correlacionar coberturas com eventos de saúde. Em momento nenhum nos posicionamos como operadoras de saúde. Somos uma seguradora, mas entendemos a janela de oportunidade que temos, inclusive de preservar os patrimônios de previdência. Porque na medida que um segurado pode ter uma necessidade urgente de saúde, a primeira coisa que ele fazia era tocar na sua reserva. Para preservar o plano de previdência, oferecemos um mecanismo para ser usado de forma imediata”, ressalta.
A longevidade é outro fenômeno em que surgem oportunidades, porque as pessoas estão vivendo por mais tempo. A previsão do IBGE para 2050 é que haja menos jovens e mais idosos. Isso significa que teremos menos pessoas contribuindo e mais pessoas recebendo aposentadoria, o que para a conta do INSS não vai fechar. Teremos que contribuir por mais tempo, aposentar mais tarde e ainda ter um impacto de redução de benefício. Por isso, ter uma previdência complementar se torna cada vez mais fundamental para garantir uma vida saudável no futuro.
“Estamos em um novo momento, as coisas estão mais rápidas e dinâmicas. Esse é um cenário para investir também em tecnologia, ter políticas e incentivos, principalmente fiscais, para que as pessoas sejam sensibilizadas para a contratação de uma proteção contra o risco de morte, invalidez e sobrevivência”, finalizou a palestrante.
O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Asset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.