44º CBPP: Abrapp compartilha visões para o futuro do sistema de Previdência Complementar 

Ver toda a população brasileira coberta com um plano de previdência complementar não é apenas um sonho, mas também o objetivo estratégico da Abrapp para o futuro. Essa foi a linha principal de trabalho traçada no Planejamento Estratégico elaborado em um workshop com mais de 40 dirigentes e especialistas da Abrapp, Sindapp, UniAbrapp, ICSS e Conecta no início de fevereiro deste ano.

E esse não é o desejo apenas da Abrapp, mas de, pelo menos, grande parte, senão todos os integrantes do setor, conforme revelou a palestra “Um Presente para o Futuro”, realizada no 44° Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). 

Nela, foi feita uma dinâmica interativa com os congressistas conduzida por Saulo Bonassi, Sócio da Nodal Consultoria e mestre em Estratégia, que propôs que todos os presentes manifestassem qual seria o sonho para o futuro do sistema de previdência complementar. 

Entre os apontamentos feitos pelo público, estiveram:

  • A vontade de ver todos jovens investindo e as empresas oferecendo esses benefícios; 
  • Previdência complementar contemplando 100% da população e representando 100% do PIB brasileiro;
  • Educação previdenciária a todos, indistintamente.

Jarbas Antonio de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp, destacou que os principais pontos que foram tratados no planejamento Estratégico da Abrapp no início deste ano e as visões do sistema para 2033 vão ao encontro desses desejos.

“No início da nossa gestão, reunimos os dirigentes e colegiados para pensar a previdência complementar, e nessas reuniões, que duraram três dias, trabalhamos a previdência para 2033, um sonho que temos”, disse.

Segundo ele, dadas as demandas sociais, como o próprio envelhecimento da população, os benefícios sociais previdenciários vão diminuir, sendo que a previdência complementar se fará indispensável para todos. “O nosso sonho é chegar em 2033 com um plano de previdência complementar para todas as pessoas”, reiterou Biagi.

Para isso, ele ressaltou a necessidade de uma mudança estrutural a partir de uma nova Reforma Previdenciária que colocaria o pilar de capitalização como obrigatório. “A previdência desde a primeira infância também é necessária”, disse.

Além disso, educação financeira e previdenciária é essencial para preparar a população para poupar. 

Outro ponto de fortalecimento do sistema, segundo Biagi, é pensar ainda em uma autonomia da Previc como órgão de Estado e da simplificação de regras. A formação dos profissionais que atuam no setor também é uma prioridade. “É importante manter quadros qualificados nas EFPC”, disse Biagi.

“Medidas de incentivo para atrair mais participantes ao sistema também são importantes, entre elas regras tributárias mais incentivadoras”, disse o Diretor-Presidente da Abrapp. “Incentivo não é renúncia. Mas as empresas precisam ser incentivadas para oferecer planos”, reiterou.

Outra forma de incentivo que é pleiteada pela Abrapp é a inscrição automática. 

E para atrair ainda mais pessoas ao sistema, já são oferecidos determinados produtos, como os Planos Instituídos e Família, mas Biagi reforçou que depende essencialmente das entidades fazerem a escolhas para implantá-los, expandindo, assim, a oferta de seus planos. 

“A proteção previdenciária que devemos criar ainda depende muito de nós. Temos tido apoio nesses projetos e estamos muito animados”, complementou Biagi.

 

Continue acompanhando a cobertura completa do 44° Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), que iniciou nesta quarta-feira, 18 de outubro, em formato híbrido – presencial em São Paulo (Transamérica Expo Center) e online –, e segue com programação até sexta-feira.

O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Asset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.

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