A palestra técnica “AgeTechs: Inovação e Tecnologia para Gerar Conveniência e Qualidade de Vida para Consumidores 60+” foi realizada na manhã desta quinta-feira, (17/10) como parte da programação do 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). A apresentação abordou o universo das AgeTechs, que ainda é pouco desenvolvido no Brasil, explorando como essas tecnologias estão contribuindo para a evolução da vida das pessoas.
“Precisamos dialogar sobre as dificuldades daquelas pessoas que possuem mais de 60 anos. As iniciativas criadas pelas AgeTechs, que se preocupam em desenvolver e adaptar produtos que melhorem a qualidade de vida no envelhecimento, vão ajudar muito no futuro”, disse o moderador João Marcelo Torres, Diretor de Riscos, Finanças e Tecnologia da Petros.
A palestra foi conduzida por Glauco Milhomem, Diretor de TI e Operações da Quanta Previdência e Especialista da UniAbrapp. Ele iniciou a apresentação trazendo um dado da ONU de que, até 2050, a população global com mais de 60 anos vai dobrar, chegando a 2,1 bilhões. No Brasil, esse número vai bater 73 milhões.
O especialista apontou que o crescimento da longevidade está criando uma demanda gigante por serviços de saúde e cuidados específicos. Tendo em vista que a maioria dos idosos preferem envelhecer na “Aging in place”, ou seja, na sua própria casa ou comunidade, a tecnologia pode ajudar a superar desafios e complementar o cuidado humano.
Glauco ressaltou que a adoção de soluções tecnológicas adaptadas às necessidades das pessoas com mais de 60 anos melhora significativamente a qualidade de vida. Com isso, o setor de AgeTech oferece inúmeras oportunidades para empreendedores que desejam desenvolver inovações que atendam essa demanda. Ao criar soluções inovadoras e adaptar às necessidades específicas desse público, as empresas poderão se posicionar como líderes em um mercado em expansão.
“Falando em oportunidade de empreendimentos, alguns passos precisam ser seguidos nesse processo, não apenas por AgeTechs, mas por qualquer organização que queira se desenvolver. Um dos principais passos é a realização de uma pesquisa para entender as necessidades específicas desse grupo e identificar lacunas no mercado”.
Outros pontos comentados foram a criação de soluções tecnológicas intuitivas e adaptadas, com foco em usabilidade e acessibilidade. Ele também destacou como fundamental envolver esse público no processo, realizando testes e coletando feedback. A colaboração com outras startups e organizações também traz benefícios ao ampliar o alcance e impacto da solução. Ainda é preciso oferecer recursos educacionais e suporte para ajudar os idosos a adotarem e utilizarem suas tecnologias de forma eficaz.
“Temos milhares de AgeTechs mundo afora, mas aqui no Brasil não. Essa é uma grande oportunidade para as entidades fechadas. Para essas pessoas poderem viabilizar esse bem estar em tecnologia será preciso renda. Então, imagina quando pagarmos o benefício também dizermos como o participante pode tornar a vida dele mais fácil. São duas coisas que estão conectadas”, completou.
O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.