O 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP) contou com uma atração inédita e inovadora: o PrevShow. A palestra trouxe ao público conhecimentos de educação financeira e previdenciária de uma forma descontraída com a utilização de letras de músicas populares. Curiosamente, a iniciativa coincidiu com a celebração do Dia da Música Popular Brasileira. A apresentação foi conduzida por Cristiano Verardo, Diretor da Vexty e Especialista da UniAbrapp, que combinou trechos de música tocados ao vivo por uma banda com o objetivo de disseminar os princípios para uma atitude previdente para a geração de renda futura.
Engenheiros do Hawaii
“Nossos participantes e assistidos precisam de segurança. Estamos na ordem da proteção social, da proteção de indivíduos e familiares. Essa é uma mensagem que a música popular brasileira traz quando Engenheiros do Hawaii diz: ‘você precisa de alguém, que te dê segurança’. Nós, operadores dos planos de previdência das EFPC, temos total condição de oferecer isso às pessoas”, ressaltou.
Zeca Pagodinho
“Deixe a vida me levar, vida leva eu, mas não podemos deixar a vida nos levar, é preciso tomar uma posição e ter uma atitude previdente. O brasão da cidade de São Paulo tem um escrito em latim que diz ‘Non Dvcon Dvco’, essa mensagem diz para não ser conduzido e sim conduzir. A cidade escolheu como posicionamento do seu desenvolvimento conduzir sua trajetória e devemos sugerir isso aos nossos participantes”, disse Cristiano em referência à canção de Zeca Pagodinho.
Genival Lacerda
Em alusão à música de Genival Lacerda, o palestrante advertiu dos perigosos em ficar “de olho na butique dos outros”, ou seja, não se deve colocar o padrão de vida em um patamar fora das suas condições apenas para tentar alcançar o que outras pessoas possuem, algo muito comum nessa era de internet e rede social. “Isso tem arruinado a prosperidade das pessoas. Focar em você mesmo é uma atitude previdente que protege e que vai ajudar muito no futuro com uma poupança previdenciária para te proteger”.
Seu Jorge
Cristiano também alertou dos perigos em gastos sem limites e como isso pode impactar na renda financeira das famílias. “Quando lembrados que alguém está, como o Seu Jorge disse, ‘só gastando grana na maior gandaia’, eu vejo um desrespeito ao dinheiro, que é fruto de muito trabalho e dedicação. Nem tudo que eu quero eu preciso, posso ou devo comprar. O que se consome no impulso vai fazer muita falta no futuro”.
Por fim, a apresentação ressaltou a importância de tomar iniciativas no hoje. “A vida não é infinita. Não podemos recuperar o tempo perdido ou aquela adesão que não foi feita. Previdência é no presente, precisa ser feita no tempo certo. Está nas nossas mãos influenciar, educar e despertar as pessoas para tudo isso”, finalizou.
O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.