Pesquisador, cientista e escritor, especialista em tecnologia e inovação e Conselheiro de empresas como Magazine Luiza e MRV, o paraibano Sílvio Meira apresentou uma profunda análise das principais tendências em tecnologia e inovação que estão impactando todos os setores da vida humana no 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). Sua apresentação ocorreu na Insight Session 1 nesta quarta-feira (16/10), no primeiro dia do evento que está acontecendo no Transamérica Expo Center, em São Paulo, de 16 a 18 de outubro.
Cientista e escritor de diversos artigos e obras sobre o tema, ele explicou que as principais tendências começaram lentas e que vão se acelerando com o passar dos anos até atingir um crescimento exponencial. O primeiro fator de grande impacto é a própria internet e o ambiente de conexões que vai proporcionando para os usuários e comunidades. Não é um processo novo, pois existe há mais de 30 anos, mas que agora assume ampliação exponencial, que induz à saída do meramente físico, para agregar as dimensões digitais e sociais.
É a mágica da virtualização do que era antes apenas físico e que amplia a criação de um novo espaço digital para performance de todos os negócios. É um novo espaço que cria oportunidades de inovação e atuação nunca antes vistas. Ele esclareceu que o físico não desaparece, mas que surgem outras duas dimensões: o digital e social em redes.
É um ambiente que tem a capacidade de implantação de plataformas, que suportam comunidades, infraestrutura e serviços. Produzem também interfaces de aplicações que habilitam um ecossistema repleto de possibilidade de conexões para criação de novas comunidades. São plataformas que permitem a interação entre agentes de mercados em rede. E são capazes de redesenhar esses mercados
Neste novo ambiente, surgem os efeitos de escala, que não estavam presentes em mercados analógicos. O ecossistema de plataformas geram uma curva exponencial que produz uma migração de valor entre mercados. Sílvio deu como exemplo a mídia informativa, que foi transformada totalmente, com a quebra de jornais e revistas.
Marketing – O segundo grande impacto ocorre na atividade de marketing devido à ampliação exponencial do relacionamento de agentes em rede. São relacionamentos independentes de um único mediador e que não possuem habilitação. Surgem comunidades em larga escala com transformações com grande impacto. E não há canais no espaço digital. A comunicação acontece na forma de redes, pois as plataformas habilitam comunidades e transformam o próprio marketing.
Para alcançar a conversão do modelo de negócios, sugere Sílvio Meira, é preciso ir para o ecossistema de comunidades para entender as necessidades das pessoas. Ele explicou que as mudanças de comportamento acontecem em outros mercados que não aquele onde atua tradicionalmente.
Terceiro impacto – A Inteligência Artificial é o terceiro fator de grande impacto na tecnologia, que entrou como um liquidificador para balançar todos os campos. Mas não surgiu de uma hora para outra. É uma transformação que vem se desenvolvendo há 30 anos, passando pelo digital, pelo marketing até chegar à IA. Uma das principais mudanças recentes é que a inteligência artificial começou a ser disponibilizada em rede. É um novo tipo de inteligência que atua ao lado das formas individuais e sociais e que pode ser usada para inovação.
Contudo, assim como o digital não pode ser implantado em cima de bases analógicas, a Inteligência artificial não pode também ser colocada sobre os processos atuais. Trata-se de uma nova dimensão do entendimento de mundo. E por fim, o especialista disse que apesar de todo avanço tecnológico, a chave para a inovação está em olhar para as pessoas como essência para a transformação dos negócios. E alertou que há pouco tempo para fazer isso, apenas 4 ou 5 anos, senão as novas tendências farão desaparecer determinadas organizações e até setores inteiros.
O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Evertec + Sinquia, Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aditus, Aon, BB Asset, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, Genial Investimentos, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: ASA, AZ Quest, Fator Seguradora, Mapfre Investimentos, MarketAxess, Matera, Navi Capital, PFM Consultoria e Sistemas, Principal Asset Management, Trígono Capital, Velt Partners, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Consepro, Constância Investimentos, Maps + Data A, Fram Capital, HSI, Inter, Investira, Marsche, Mestra Informática, Mirae Asset, Opportunity, Patrimonial Gestão de Recursos, Polo Capital Management, Porto Asset, PRI, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, Rev Corretora de Seguros, RJI Investimentos, Tivio Capital, Wedan.