5ª edição do Selo Nacional de Engajamento das EFPC tem recorde de adesões

A 5ª edição do Programa de Concessão do Selo Nacional de Engajamento das EFPC, promovido pela Abrapp por meio do seu Comitê de Gestão de Pessoas, registrou recorde de adesões, com 84 entidades inscritas. As inscrições foram encerradas em 11 de julho.

Além do volume inédito de inscrições, pela primeira vez, entidades com menos de cinco profissionais puderam participar. A decisão está alinhada ao propósito da Abrapp de promover inclusão, diversidade institucional e o protagonismo de todas as entidades, independentemente de porte ou estrutura.

“A expressiva adesão nesta edição é uma demonstração clara de que o tema engajamento está, de fato, na agenda estratégica das entidades”, afirma Simone Castelão, Coordenadora do Comitê de Gestão de Pessoas. Segundo ela, a inclusão das entidades menores reforça o objetivo de democratizar o acesso ao autoconhecimento organizacional e fomentar uma cultura de melhoria contínua em todo o sistema.

O programa oferece, além de uma certificação, um diagnóstico real sobre o ambiente de trabalho e a qualidade do vínculo entre colaboradores e organização. A base técnica é a Pesquisa de Engajamento, que será aplicada para os colaboradores das associadas pela consultoria Numera People Analytics.

“A pesquisa é mais que uma ferramenta: é um ponto de virada para quem busca elevar o desempenho com base na escuta ativa, na valorização das pessoas e na governança baseada em dados”, destaca Andrea Medeiros, Diretora do Comitê de Gestão de Pessoas. “Estamos entusiasmados com a energia e a mobilização das entidades”.

Próximas etapas – Agora, o programa entra agora na fase de autodiagnóstico, etapa em que os profissionais das entidades participam ativamente da pesquisa de engajamento a partir de uma escuta estruturada. O objetivo é mapear a conexão entre pessoas e a EFPC, identificar pontos de atenção e subsidiar ações de valorização, desenvolvimento e gestão do clima institucional. 

“Com uma metodologia consolidada e foco em inovação e desempenho, o programa segue como referência no setor de previdência complementar, reforçando a importância da escuta ativa e da valorização das pessoas como base para a sustentabilidade das entidades”, cita Elidiane Gomes, membro do Comitê de Gestão de Pessoas. 

Veja o cronograma completo das próximas etapas:

  • Julho a Agosto: Aplicação da pesquisa nas entidades participantes
  • Setembro: Consolidação dos dados e elaboração dos relatórios personalizados
  • Outubro: Divulgação das entidades reconhecidas com o Selo Nacional de Engajamento 2025

Clique aqui para saber mais sobre o Selo Nacional de Engajamento das EFPC.

Shares
Share This
Rolar para cima