O Blog Abrapp em Foco inicia a publicação de matérias sobre os trabalhos premiados ou que receberam menção honrosa no 8º Prêmio Previc de Monografia, que conta com patrocínio da Abrapp e da UniAbrapp, além da parceria com a Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social e a Anapar. Um dos seis trabalhos premiados foi “A Economia Comportamental e o Fomento da Previdência Complementar”, de autoria de Daniel Oliveira Coelho. Outras três monografias receberam menção honrosa – veja lista completa.
A solenidade de premiação ocorrerá durante o Abrapp Itinerante Regional Centro-Norte e Nordeste, encontro realizado no dia 26 de novembro, a partir das 14h, no Auditório da Ceres, em Brasília (DF). Saiba mais.
Gerente de Educação e Marketing na Valia, Daniel Coelho atua no segmento de previdência complementar há 13 anos, além de contar com experiência no setor financeiro há mais de 20 anos. Atualmente, ele está como Coordenador das Comissões Técnicas Abrapp da Regional Sudeste de Fomento e de Estratégia e Criação de Valor.
“Nas duas comissões técnicas da regional Sudeste, onde estou como coordenador, falamos muito sobre isso, como levar a educação financeira, avançar nas estratégias de distribuição de planos. Esse trabalho espelha a colaboração de vários profissionais tanto da Valia quanto das comissões da Abrapp. E também do estudo acadêmico”, diz o premiado em trecho da entrevista.
Graduado em Administração, com especialização em Marketing pela PUC e Previdência pela Uniabrapp/Ibmec, o autor diz no resumo da monografia que “o grande objetivo do trabalho é oferecer mecanismos de crescimento sustentável e fomento ao segmento, por meio de estratégias de marketing e comercial, observando as melhores práticas já testadas dentro e fora do setor. Podemos e vamos fazer muita diferença na vida de muito mais pessoas em nossa nação”.
Confira a seguir entrevista exclusiva concedida ao Blog Abrapp em Foco:
Necessidade de expansão
“Estou muito grato pela premiação. É um reconhecimento do sistema por um trabalho realizado com muita dedicação, muito carinho e também estudo e pesquisa, da importância da necessidade de expansão da previdência complementar. O prêmio sinaliza que a visão deste trabalho é factível, apesar de desafiadora”
Trabalho prático
“É um trabalho muito prático que não tem o objetivo de ficar apenas na teoria, mas que possa funcionar como plano de ação, não apenas na Valia, onde atuo, mas no setor como um todo para colaborar com o avanço da previdência complementar em todo o Brasil. É um propósito que tomei para minha vida, de falar da importância de se planejar o futuro através da previdência, e não depender apenas do INSS, mas de criar um planejamento individual para cada cidadão”
Ajudar as pessoas
“Como profissionais do sistema, temos esse papel, esse dever de ajudar as pessoas a se sensibilizarem, e entender melhor o tema, que é complexo, um tema árido, que precisa ser traduzido de maneira simples e que mostre sua importância. Fazemos um trabalho na Valia para que as pessoas que já possuem a previdência complementar, se apropriem de todo seu potencial, para que aumentem seus investimentos, para que fiquem em linha com a expectativa que têm de seu próprio futuro”
Apoio da Valia e da Abrapp
“Eu me especializei nos últimos anos em previdência em cursos como o MBA da UniAbrapp e em marketing outros cursos pelo IBMEC e pela PUC, sempre com o apoio da Valia e de minha equipe. Tem sido fundamental também o apoio da Abrapp, com minha participação nas comissões técnicas de fomento e de estratégias e criação de valor. Esse conjunto de fatores me ajudou na construção desse estudo e a premiação é a coroação de um ciclo”
Comissões Técnicas da Abrapp
“Agora é colocar em prática. Na Valia já estamos colocando em prática o fomento e a expansão da cobertura previdenciária, assim como em outras fundações, mas acredito que podemos ir além. Nas duas comissões técnicas da regional Sudeste, onde estou como coordenador, falamos muito sobre isso, como levar a educação financeira, avançar nas estratégias de distribuição de planos. Esse trabalho espelha a colaboração de vários profissionais tanto da Valia quanto das comissões da Abrapp. E também do estudo acadêmico”
Estratégia para plano de ação
“Eu me coloco à disposição do setor, de nosso país, para levar esse conhecimento como uma base de estratégia para plano de ação. Já tem muita coisa implementada e testada. Estou à disposição da Valia e da Abrapp através das comissões, e estou à disposição do país para incentivar que as pessoas construam essa cobertura financeira para um futuro melhor. Agradeço a todos os organizadores deste prêmio, à Abrapp e UniAbrapp, assim como agradeço a toda a direção da Valia que me incentiva a trabalhar nessa direção”.