Abrapp apoia proposta do CIEE para a criação de até 400 mil vagas para jovens aprendizes na pandemia

A Abrapp encaminhou uma correspondência para o Ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta sexta-feira, 7 de agosto, manifestando apoio para proposta para a criação de até 400 mil vagas de empregos para jovens aprendizes durante o estado de calamidade pública. A iniciativa é encabeçada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) que está propondo a aprovação de uma Medida Provisória para tal finalidade.

“Apoiamos integralmente políticas de emprego para a juventude no Brasil e aplaudimos o CIEE nos seus 56 anos inserindo jovens no mercado de trabalho. Com os nossos antecipados agradecimentos, apelamos para a análise da mencionada Medida Provisória – MP já encaminhada pelo CIEE, para suas considerações”, diz a correspondência assinada pelo Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins.

O projeto de MP propõe a criação do Programa Emergencial de Fomento ao Aprendizado e Geração de Renda e dispõe sobre outras medidas complementares, para o enfrentamento da crise no mercado de trabalho gerado pelo novo coronavírus (Covid-19). “Constituem-se, para tanto, como medidas que integram o Programa Emergencial de Fomento ao Aprendizado e Geração de Renda, a criação de 200 mil vagas de aprendizes, nos próximos 120 dias, visando diminuir os efeitos nocivos à economia, os quais serão experimentados por um longo período”, diz a justificativa da MP.

O projeto traz a proposta da concessão de subsídio do governo para cobrir 100% do custo para a criação e manutenção das vagas por um período de 24 meses. A proposta prevê alternativamente a utilização dos valores para cobrir 50% dos custos das vagas, o que dobraria o número de jovens empregados para 400 mil.

Parceria – O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

A Abrapp mantém convênio de parceria com o CIEE para o desenvolvimento do projeto “Previdência é Coisa de Jovem” que vem realizando diversas atividades e eventos com o objetivo de levar a educação previdenciária para as novas gerações.

Shares
Share This
Rolar para cima