Abrapp cumpre agenda em Brasília para discutir pilares da nova gestão e temas relevantes ao sistema

A Abrapp cumpriu, nesta quarta-feira, 15 de janeiro, uma intensa agenda de reuniões em Brasília envolvendo autoridades e parlamentares. O objetivo foi apresentar os pilares da nova gestão, que se inicia este ano, e tratar de pleitos relevantes para o setor de Previdência Complementar. 

Houve ainda a formalização de convite para a Solenidade de Posse e rodada de Planejamento Estratégico da Abrapp, ambos eventos que ocorreram na primeira semana de fevereiro. Na ocasião, estiveram presentes o Diretor-Presidente da associação, Devanir Silva; o Superintendente-Geral, Eduardo Lamers; e a Assessora Parlamentar, Tarciana Xavier.

Inicialmente, houve reunião com a Previc, representada pelo Diretor Superintendente Ricardo Pena e membros do quadro técnico, para discutir os pilares da gestão 2025-2027 da Abrapp em um processo integrado que visa realmente o fomento. “A ideia é trabalharmos em conjunto com relação ao plano estratégico também da Previc”, disse Devanir ao Blog Abrapp em Foco

Também foram tratadas demais pautas do sistema, como o webinar que a associação realizará no dia 29 de janeiro sobre a questão da autorização para utilização de taxa real de juros fora do intervalo regulatório, identificando sintonia entre os objetivos da Abrapp e da autarquia.

Além disso, discutiu-se uma agenda relativa ao Tribunal de Contas da União (TCU) em busca de estabelecer no órgão uma supervisão que não seja sobreposta às ações da Previc. Em seguida, a Abrapp esteve no gabinete da presidência do TCU e se colocou à disposição para colaborar com esclarecimentos e material técnico para o processo da Instrução Normativa que está sendo estudada no âmbito do tribunal.

“Estabelecemos uma forma de atuação no sentido de colaborar e tive a oportunidade de destacar o papel da Abrapp para o desenvolvimento da Previdência Complementar, nossa estrutura qualificada técnica e tudo que produzimos em prol do desenvolvimento do setor”, pontuou Devanir.

Em reunião no Ministério da Previdência, a Abrapp se encontrou com Narlon Gutierre, Diretor do Departamento de Políticas do Regime de Previdência Complementar, e Tito Jachelli, Chefe de Gabinete do Secretário Paulo Roberto dos Santos Pinto na Secretaria de Regime Próprio e Complementar.

“Tivemos um intercâmbio de informações também muito positivo, com o objetivo de ressignificar a Previdência Complementar e colocá-la em um patamar onde esse valor de proteção de pessoas seja entendido de maneira mais contundente”, explicou o Diretor-Presidente da Abrapp.

Outro tema tratado diz respeito à Reforma Tributária, assunto também levado em reunião com o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), onde a Abrapp reforçou a necessidade de  manutenção do texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024 da maneira que foi aprovado pela Câmara dos Deputados, bem como da necessidade da criação de uma agenda parlamentar permanente para tratar dos temas relacionados à Previdência Complementar.

A agenda seguiu com a presença da da Abrapp na posse da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). Para esta quinta-feira, 16 de janeiro, haverá reunião na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil. “Vamos tratar da manutenção da conquista memorável que foi a não incidência de IBS e CBS nas entidades fechadas”, destacou Devanir, reiterando a grande mobilização de dirigentes das entidades e demais associações e grupos representantes do setor em torno deste tema. Está prevista também a participação da Abrapp na solenidade de sanção do PLP nº 68/2024, a ocorrer no dia de hoje, no Palácio do Planalto.

Shares
Share This
Rolar para cima