Abrapp disponibiliza relatório da pesquisa sobre riscos do sistema fechado de previdência complementar

Já está disponível para download o Relatório da Pesquisa de Riscos do Sistema de Previdência Complementar Fechada, produzido pela Comissão Leste-Sudeste de Governança e Riscos da Abrapp. O material é uma ferramenta estratégica essencial para compreender as tendências que impactam as EFPC e identificar caminhos para fortalecer o sistema. 

A pesquisa contou com a participação de 78 EFPC, de um total de 235 entidades associadas. Essa amostra representa um terço das entidades, garantindo que as conclusões do levantamento reflitam de forma precisa as preocupações do setor. Os resultados destacam os riscos emergentes que as EFPC consideram prioritários, oferecendo uma visão clara sobre as questões mais prementes.  

O relatório da pesquisa apresenta uma tabela de ranking que elenca a posição dos riscos, refletindo os principais desafios e tendências enfrentados pelas EFPC. O destaque ficou para o risco de Macroeconomia, que alcançou o primeiro lugar e se destacou em um cenário global marcado por guerras que têm gerado fortes impactos econômicos.

Em segundo lugar, o risco de Taxa de Juros, que subiu uma posição em relação a 2023, aparece após expectativa, no início de 2024, de queda nas taxas, que não se concretizou. Durante o período de respostas do questionário, a taxa de juros estava em 10,75%, apenas uma ligeira diminuição de 0,5 ponto percentual desde janeiro, quando estava em 11,25%.  

O risco de Regulamentação ocupa a terceira posição no ranking, refletindo a crescente preocupação com o aumento de regras e regulamentações que afetam as EFPC. O relatório aponta que as mudanças regulamentares impostas tanto pela CVM quanto pela Previc, em 2023, ainda não foram totalmente assimiladas pelo setor, criando desafios operacionais.

Clique aqui para acessar o relatório completo na íntegra.

Shares
Share This
Rolar para cima