A Abrapp enviou um questionário para as associadas com o objetivo de mapear a percepção das entidades durante o processo de obtenção dos Selos de Autorregulação de Governança de Investimentos e de Governança Corporativa. O levantamento analisará aspectos como valor, engajamento, impacto na gestão, experiência das EFPCs e a funcionalidade do sistema. O objetivo é utilizar as respostas para realizar eventuais ajustes que possam fortalecer ainda mais a imagem do segmento.
Com o objetivo de traçar uma visão abrangente e precisa da experiência das associadas durante este processo, os resultados serão compartilhados com as entidades respondentes e servirão de base para desenvolver propostas que contribuirão significativamente para a melhoria contínua do processo de obtenção dos selos. Servirão ainda para fortalecer a governança das entidades e o sistema de previdência complementar fechada.
“A autorregulação é uma prática cada vez mais sedimentada nos ambientes em que se trabalha com a gestão de recursos de terceiros, como é o caso do nosso sistema. Ultimamente, os Selos de Autorregulação têm se revestido de importância não só para as EFPCs, mas também para participantes, patrocinadores e todos os atores que se relacionam com o ambiente da previdência complementar”, diz comunicado da Abrapp.
Os dados da Abrapp mostram que, atualmente, 53 entidades já alcançaram a conquista dos selos (Investimentos e Governança Corporativa) e 41 outras já realizaram a inscrição para o processo de obtenção, somando um total de 94 entidades participantes. Outras 39 aderiram aos códigos, mas sem se inscrever para os selos.
Para participar da pesquisa, a associada deve acessar aqui e responder as questões até o próximo dia 19 de julho. Em caso de dúvida, a entidade pode entrar em contato através da Central de Relacionamento.