Abrapp Itinerante: Associadas da Regional Centro-Norte relatam pautas relevantes do sistema à Diretoria da Previc

O Abrapp Itinerante da Regional Centro-Norte, que ocorreu nesta sexta-feira, 24 de novembro, na sede da Ceres, em Brasília (DF), teve a participação de diversos representantes das associadas regionais e da Diretoria da Previc, destacando a importância do encontro para o processo de escuta ativa das entidades sobre pautas relevantes do sistema. 

Estiveram presentes na ocasião o Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi; a Vice-Presidente da UniAbrapp, Liane Chacon; os Diretores Vice-Presidente da Regional Centro-Norte, José Roberto Rodrigues Peres (Ceres) e Silas Devai Júnior (Fundação Viva).

O Secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto, também compareceu ao encontro.

Pela Previc, estiveram presentes o Diretor-Superintendente, Ricardo Pena; o Diretor de Administração, Leonardo Zumpichiatti; o Diretor de Fiscalização e Monitoramento, João Paulo de Souza; o Diretor de Normas, Alcinei Cardoso Rodrigues; o Chefe de Gabinete, Almir dos Santos Nolêto Filho; e a Coordenadora de Fomento, Marcela Godoy Evangelista da Rocha.

As associadas destacaram o momento bastante positivo do sistema, com espaços de debate e discussão na própria Abrapp e diálogos abertos com Ministério da Previdência Social e Previc.

Além disso, foi destacado o fato da Resolução Previc nº 23 abrir espaço para novos modelos de negócios, que estão sendo debatidos internamente nas entidades, com apoio da Abrapp. Foram feitas, ainda, sugestões de aperfeiçoamento da norma para que a insegurança jurídica do setor reduza ainda mais, sem deixar margem para dúvidas e interpretações.

Ainda que o incentivo para o fomento tenha sido ressaltado, as entidades enfatizaram a necessidade de modernização do Fundo Administrativo e do Fundo de Fomento, destacando ainda os desafios para aumentar a flexibilidade do Plano de Gestão Administrativa (PGA).

O momento também foi oportuno para debater temas que devem entrar no radar da Abrapp, da Previc e do Ministério da Previdência Social, destacando-se a necessidade de criação de instrumentos novos para atração do público que está afastado da previdência.

A marcação de títulos na curva, adesão automática, incentivos tributários, e dedutibilidade das contribuições extraordinárias foram outros pontos amplamente debatidos na ocasião.

A agenda também contemplou uma apresentação dos trabalhos da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta, um posicionamento sobre a Pauta Estratégica do Sistema, o panorama sobre a autorregulação, e o retorno da certificação por experiência.

O encontro contou ainda com um almoço de confraternização, oferecido pela parceira Trígono Capital. O próximo Abrapp Itinerante será na Regional Sul, em Curitiba, na sede da Fusan.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

O Abrapp Itinerante está percorrendo todas as regionais do país com um total de oito reuniões. Confira a programação completa abaixo:

09/11/2023 – Regional Sudoeste (São Paulo – Abrapp)

16/11/2023 – Regional Leste-Sudeste (Rio de Janeiro – Firjan)

21/11/2023 – Regional Sul (Florianópolis – OAB-SC)

23/11/2023 – Regional Sul (Porto Alegre – Fundação Banrisul)

24/11/2023 – Regional Centro-Norte (Brasília – Ceres)

30/11/2023 – Regional Sul (Curitiba – Fusan)

04/12/2023 – Regional Nordeste (Salvador – Néos)

22/02/2024 – Regional Leste (Belo Horizonte)

Shares
Share This
Rolar para cima