Abrapp pede prorrogação de prazo à Previc para entrega de informações extra contábeis e busca unir EFPC em projeto piloto

Com a proximidade do prazo para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) enviarem suas informações extra contábeis – cujas regras foram definidas pela Instrução Previc n° 31/2020 – até o dia 31 de julho, a Abrapp articula junto à Previc uma possível prorrogação desse prazo com o objetivo de solucionar as dificuldades sistêmicas que as entidades vêm enfrentando em virtude da adequação à nova regulação contábil. Em reunião realizada nesta quarta-feira, 9 de junho, o tema foi discutido e houve o encaminhamento de um projeto piloto para que algumas EFPC participem de um período de teste no envio dessas informações.

Os sistemas de tecnologia disponíveis no mercado, pela concentração em poucas alternativas, não vêm atendendo às demandas das EFPC. Diante disso, há uma preocupação com a possibilidade das entidades não cumprirem o prazo de entrega caso essas questões não sejam solucionadas. “O que estamos tentando viabilizar é um período de aderência do encaminhamento das informações para começar a fazer um trabalho de desenvolvimento tecnológico, além de tentar uma postergação do prazo”, explica o Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins. “Dentro desse espírito de colaboração, a Previc e a Abrapp desenvolveram esse projeto”, reitera.

O próximo passo será verificar um grupo de EFPCs que possam participar desse projeto piloto para que a Previc identifique eventuais inconsistências nas informações enviadas. Esse trabalho será realizado com a colaboração da Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência (Ancep).

Esforço conjunto – Luís Ricardo enaltece a parceria e o diálogo com a Previc, que está disposta a construir a quatro mãos uma possibilidade de garantir a aderência do sistema a essas normas. “Há um diálogo e uma afinidade grande. A Previc tem sido sensível ao problema das entidades e quer fazer um período de testes”, reforça. “Isso só indica que existe uniformidade em busca de um esforço comum de todos para o aperfeiçoamento do sistema”, complementa.

Shares
Share This
Rolar para cima