Representantes da Abrapp estiveram reunidos com dirigentes do iFood nesta quinta-feira (17/04) para discutir alternativas para oferecer um plano de proteção previdenciária e social para os entregadores de aplicativos vinculados à plataforma. Participaram do encontro o Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, Luís Ricardo Martins, o Coordenador do Grupo de Trabalho de Micro Pensões, Sylvio Eugênio, e o Superintendente Geral, Eduardo Lamers. Todos eles fazem parte de um Grupo de Trabalho de Micro Pensões formado em março pela Abrapp.
Da parte do iFood, participaram da reunião o Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos, Políticas Públicas e M&A, Lucas Marini Pittioni e a Diretora de Políticas Públicas e Economia, Débora Gershon.
“Tivemos uma ótima reunião com iFood, com dois dirigentes da empresa, em que conversamos sobre alternativa de proteção para os mais de 360 mil trabalhadores de aplicativos da empresa. Começamos a discutir uma proposta de criação de um fundo que será formado com contribuições de cashback. Eles ficaram muito interessados”, diz o Diretor-Presidente da Abrapp.
Devanir informa que foi definida a proposta de criação de um grupo de estudos com representantes da Abrapp e do iFood para construir uma proposta conjunta. “É um grupo para preparar os próximos passos, para elaborar projeções numéricas e construir alternativas. Saímos muito otimistas do encontro devido ao grande interesse da parte deles”, comenta.
O Vice-Presidente do CD da Abrapp destaca que a reunião foi muito produtiva e serviu para conhecer melhor os detalhes do funcionamento do iFood e da relação da plataforma com os trabalhadores. “Ficamos muito impressionados com o tamanho do iFood e de suas preocupações sociais com os trabalhadores de aplicativos. Eles já estavam buscando alternativas para oferecer proteção social e previdenciária para os entregadores, inclusive em reuniões com autoridades do governo brasileiro”, comenta Luís Ricardo.
Ele ressalta a iniciativa da Abrapp em promover o fomento da cobertura de produtos previdenciários para novos públicos. “Mais uma vez a Abrapp atua com ousadia e criatividade, que temos adotado nos últimos anos, para construir uma nova alternativa para esse conjunto de trabalhadores. O caminho está traçado e temos condições de encontrar soluções”, afirma.
Micro pensões – A Abrapp tem exercido seu protagonismo ao tomar a frente para levar a cobertura da previdência complementar para novos públicos. Para isso, formou no mês de março passado um grupo de trabalho (GT) para elaborar propostas e desenvolver projetos de micro pensões voltadas aos motoristas e entregadores de aplicativos – leia mais.
O Coordenador do GT, Sylvio Eugênio, também participou da reunião com dirigentes do iFood. “Fomos muito bem recebidos pela direção do iFood. Eles foram muito receptivos e demonstraram forte interesse em criar um plano de proteção social. Agora ficamos de formar um novo grupo para estudar e desenvolver uma proposta que seja viável tanto para a empresa quanto para os trabalhadores. O desafio é grande, mas temos confiança que vamos chegar a uma proposta muito bem construída”, diz o dirigente.
Eduardo Lamers também destaca a viabilidade da iniciativa. “Percebemos que já existe uma preocupação da empresa em oferecer proteção previdenciária aos trabalhadores de aplicativos. Acreditamos que podemos construir uma solução conjunta”, comenta o Superintendente Geral da Abrapp.