Com a participação de dirigentes, profissionais e especialistas do segmento de Previdência Complementar, a Abrapp realizou nesta quarta-feira (26/02), o workshop para a construção do tema do 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP) que será realizado entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025. O encontro contou com a presença de Devanir Silva, Diretor-Presidente da Abrapp; Márcio de Souza, Presidente do Conselho Deliberativo (CD); Luís Ricardo Martins, Vice-Presidente do CD; Jarbas Antonio de Biagi,Diretor-Presidente da UniAbrapp); Carlos Alberto Pereira, Diretor-Presidente do Sindapp, além de diversos dirigentes e especialistas.
“Tivemos uma tarde muito produtiva com um resultado positivo a partir da colaboração de especialistas de alto nível. O trabalho foi altamente integrado e engajado. Os insights foram excelentes para a composição do tema da próxima edição de nosso maior evento”, comentou Devanir Silva.
O evento contou com uma apresentação dos temas das últimas edições do Congresso e de alguns cases de sucesso. Em seguida, contou com a coleta de sugestões para os principais eixos que nortearão o próximo CBPP.
O primeiro eixo definido foi a comunicação estratégica voltada para novos públicos. “Precisamos divulgar aquilo que somos para todos os nossos interlocutores externos. Surgiu a proposta de criação de um espaço para um evento exclusivo para imprensa dentro do CBPP”, disse o Diretor-Presidente da Abrapp.
O segundo eixo foi a Inteligência artificial e seus reflexos para a gestão dos planos previdenciários. “É o tema do momento e não poderia ficar de fora”, afirmou Devanir. Outro eixo proposta foi o da longevidade, não apenas relacionado ao aumento da expectativa de vida, mas como perspectiva de redução populacional.
Em seguida, foi proposto o tema da inclusão de um público que não têm acesso à Previdência Complementar e que geralmente possui uma cobertura precária da Previdência Social. “É um público que está exposto à redução da formalização do trabalho e ao aumento da pejotização. Daí falamos sobre o conceito das micropensões”, comentou Devanir. Ele destacou que os eixos estão fortemente alinhados com o planejamento estratégico da Abrapp.
O Diretor-Presidente ressaltou ainda a existência de janelas de oportunidades para o crescimento do sistema. “Temos um cenário desafiador de muita desinformação, mas devemos aproveitar essa janela [de oportunidades] para levar a Previdência Complementar para um número cada vez maior de trabalhadores”, disse Devanir.
O Superintendente Geral da Abrapp, Eduardo Lamers explicou que o workshop contou com uma dinâmica colaborativa que utiliza há alguns anos o método da co-criação. “Foi um trabalho colaborativo para definir os principais temas e tendências a serem tratadas em nosso Congresso, que sabemos, é um grande indutor de comportamentos e práticas”, comentou.
Clique aqui para mais informações e inscrições.