Abrapp transmitiu webinar da 8ª Semana ENEF sobre educação previdenciária

Foi transmitido no canal do YouTube da Abrapp nesta segunda-feira, 8 de novembro, o webinar ¨Como funciona um Fundo de Pensão?¨ (clique aqui para assistir) no primeiro dia da 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF). O evento contou com a participação da Diretora Executiva da Abrapp, Cláudia Trindade, do Diretor Superintendente da Previc, Lúcio Capelletto e do Coordenador-geral de Estudos Técnicos e Análise Conjuntural da Secretaria de Previdência, Maurício Leister.

Com o tema ¨Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira¨, a 8ª Semana ENEF 2021 é realizada de 8 a 14 de novembro e, assim como ocorreu em edições anteriores, conta com a realização de dezenas de palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, com temas relacionados à educação financeira e previdenciária. O projeto é organizado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira que tem a participação de órgãos estatais, como o Banco Central, Previc, Susep, CVM, Secretaria de Previdência, entre outros.

Na transmissão realizada pela Abrapp, foram explicados temas básicos sobre o funcionamento da Previdência Complementar, relacionando com a Previdência Social e a importância da realização de um planejamento para a aposentadoria. Cláudia Trindade falou sobre o funcionamento das entidades fechadas (EFPC) e os princípios básicos dos planos de benefícios, dando ênfase para os princípios de acumulação da poupança previdenciária de longo prazo.

A Diretora da Abrapp explicou, por exemplo, que os planos seguem o modelo de capitalização no qual atua os “juros sobre juros” para a formação das reservas. “O tempo é muito importante em um plano de previdência complementar. Por isso, quanto antes começar a participar de um plano, maior será a reserva no longo prazo”, disse Cláudia.

Lúcio Capelletto, da Previc, apresentou as bases regulatórias da Previdência Complementar Fechada a partir das normas presentes nas Leis Complementares 108 e 109/2001. Ele mostrou também as diferenças básicas entre as entidades fechadas (EFPC) e as abertas (EAPC), ressaltando que as primeiras não possuem fins lucrativos. O Diretor Superintendente da autarquia explicou também as diferenças de governança entre as abertas e as fechadas, mostrando que as EFPC possuem representação dos participantes nos órgãos de governança.

Maurício Leister falou sobre os riscos que afetam a Previdência em geral, tanto pública quanto privada. Neste sentido, o representante da SPrev abordou os riscos de longevidade, morte e invalidez, inflação, financeiros, entre outros.

Ao final do webinar, houve o sorteio de uma vaga para participação em curso online da UniAbrapp.

Clique aqui para acessar a programação completa da 8ª Semana ENEF

Shares
Share This
Rolar para cima