Agros promove fomento de planos de previdência e saúde com abertura para público universitário

Nairam Félix de Barros, Agros

Com o objetivo de ampliar o público de participantes de seus planos de previdência e de saúde, o Agros está realizando uma série de ações norteadas pelo planejamento estratégico para conseguir novos patrocinadores e instituidores. Patrocinado desde sua fundação pela Universidade Federal de Viçosa (MG), a entidade fechada tem atualmente 2 planos de benefício definido (BD), um de contribuição definida (CD) e uma autogestão em saúde, com um total de 16 mil entre participantes e beneficiários.

“Estamos atuando em duas frentes de crescimento, da previdência com novos instituidores, e da saúde, em negociação com outras universidades federais de nossa região”, explica Nairam Félix de Barros, Diretor Geral do Agros. Ele comenta que o planejamento da entidade prevê ações para atrair novos patrocinadores do plano de autogestão em saúde e ampliar o número de beneficiários.

O alvo principal é formado pelas Universidades de Lavras, São João del Rey, Ouro Preto de Juiz de Fora. “Os professores e funcionários das universidades federais já contam com um auxílio do governo para custear planos de saúde, que eles costumam contratar no mercado. Acreditamos que nosso plano é uma opção de melhor qualidade e menor custo”, diz Nairam.

O Agros mantém um plano de autogestão que existe desde antes das Leis 108 e 109/2001 que vedou a abertura de novos planos, mas permitiu a manutenção dos já existentes na época. As vantagens de se alcançar o crescimento de novos participantes é a redução dos custos per capita e a renovação da massa atendida. “Permitirá maior sustentabilidade para nosso plano, que tem um serviço de alta qualidade, muito bem avaliado pela ANS”, comenta o Diretor Geral.

Previdência para jovens – As ações para fomento dos planos de previdência do Agros apontam para o público universitário. O público mais imediato que está sendo trabalhado há dois anos é dos ex-alunos da UFV. “Temos 2,5 mil formandos todos os anos. Se considerarmos os últimos 10 anos, formam um público potencial de 25 mil pessoas”, diz Nairam.

Outra ação da entidade é a abertura do plano para os atuais alunos da universidade. Isso foi possível com a alteração do regulamento do plano CD, que também foi aberto para os familiares dos atuais participantes. O Agros promoveu a adesão dos seguintes instituidores para ampliar o raio de atuação: UFV Cred (Cooperativa de Crédito), Associação de ex-alunos, Monetária – Associação de Estudantes. “Como bem diz a campanha da Abrapp, ‘Previdência é coisa de Jovem’. Queremos que os estudantes comecem desde cedo a criar consciência previdenciária”, comenta o dirigente.

Vendas – Nairam explica que a entidade começou uma ação de vendas e marketing desde o final do ano passado, que previa uma série de atividades de educação financeira e previdenciária. O cronograma de ações foi prejudicado pela pandemia, mas há previsão para retomada em breve.

Outra ação importante do Agros é o fortalecimento da capacitação do quadro de colaboradores e dirigentes. Para isso, está realizando um programa piloto de formação e qualificação de potenciais dirigentes, que tem como objetivo de estimular a capacitação dos participantes que têm interesse em atuar como conselheiros ou diretores da entidade. A iniciativa é realizada em parceria com a UFV.

“Apesar de estarmos dentro do campus, percebemos que poucos têm conhecimento de nosso trabalho e nossos planos. O programa de capacitação, que é aberto para os colaboradores da universidade, é uma maneira de alcançar maior visibilidade”, diz Nairam. Ele explica que se trata de um programa de formação básica com a participação de consultores de previdência, investimentos e saúde.

Ex-Diretor da Abrapp, Nairam explica que os colaboradores do Agros participam constantemente das capacitações e treinamentos da UniAbrapp. Aliás, cabe lembrar que ele foi o primeiro Diretor Acadêmico da UniAbrapp. Os colaboradores do Agros sempre vão a Belo Horizonte para participar dos cursos da UniAbrapp e agora continuam a capacitação no formato online.

Shares
Share This
Rolar para cima