Artigo: Métodos de gestão trazidos de mercados maduros fazem a diferença nas estratégias de fundos – por Mongeral Aegon

Fernando Gabriades

Em outubro de 2020, a gestora de recursos do grupo Mongeral Aegon lançou o MAG Sustainable, novo fundo de investimentos no exterior baseado em um forte compromisso com princípios ESG. Esse compromisso vem do uso de uma metodologia avançada e incomum para o mercado brasileiro.

O lançamento coincidiu com a chegada de Fernando Gabriades para assumir a posição de sócio-diretor comercial da MAG Investimentos. Ele chegou justamente com a missão de iniciar uma nova expansão na empresa do grupo MAG.

Segundo Gabriades, um dos grandes diferenciais do grupo é ter acesso a um grande conjunto de metodologias desenvolvidas e validadas lá fora através dos seus sócios da Aegon.

No caso do MAG Sustainable, a equipe de gestão está sediada no Reino Unido e realiza um esforço de análise e pesquisa sofisticado, se considerada a atual realidade do mercado financeiro no Brasil.

Ela envolve 5 etapas de um grande funil. Primeiro, ocorre a avaliação de mais de 40 mil ações negociadas em diferentes continentes. Três filtros são aplicados: capitalização de mercado, volume mínimo diário de negociação e países de origem. Nessa primeira análise, ficam 4 mil empresas.

No segundo passo, são excluídas empresas cujos produtos não atendem aos critérios ESG arbitrados pela equipe. Já na etapa 3, por sua vez, o sistema da Aegon classifica os papeis por critérios de solidez financeira, fluxo de caixa, dentre outros fatores técnicos. Ficam cerca de 900 empresas.

A penúltima etapa seleciona apenas 100 ativos, quando ocorrem os debates na equipe sobre o potencial de geração de alfa de cada um deles.

Por fim, os gestores chegam a um conjunto composto por algo entre 35 e 45 papeis, sendo definido o chamado portfólio de “alta convicção ESG”. Portanto, menos de 0,1% do universo originalmente analisado de empresas acaba entrando na seleção.

O MAG Sustainable já captou mais de R$ 200 milhões, iniciando uma série de estratégias offshore da casa. Para julho, está previsto um produto com foco em global bonds. E para o segundo semestre, a gestora planeja o lançamento de outro produto internacional, desta vez com base em empresas asiáticas.

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